Capacitação de policiais
O auditório 2 da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) foi palco de um grande evento na noite dessa terça-feira, 7. Autoridades marcaram presença na solenidade de encerramento do 1° Curso de Formação de Policial Legislativo. O encontro, que contou também com a presença de amigos e familiares dos formandos, selou a conclusão dos estudos dos primeiros 22 alunos que, agora, integram o quadro de segurança pública do Estado de Goiás.
O curso foi ministrado pela Secretaria de Polícia Legislativa, com apoio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO) e Escola do Legislativo. As aulas e treinamentos tiveram início em 11 de setembro. Durante todo esse período, os servidores da Casa de Leis participaram, ao todo, de oito semanas de cursos, palestras e treinamentos tanto nas dependências da Alego quanto nas unidades da Polícia Militar de Goiás (PMGO) e Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO).
As aulas foram ministradas com o objetivo de capacitar e aprimorar a função dos profissionais para que possam responder a toda e qualquer demanda, simples ou complexa, nas dependências da Casa de Leis. O objetivo é reforçar e garantir a segurança dos parlamentares, servidores e visitantes do Legislativo em qualquer circunstância ou eventualidade.
Em nome dos 41 parlamentares da Alego, o deputado Coronel Adailton (Solidariedade), que também é padrinho da primeira turma de formandos, destacou que a partir do recebimento do diploma, os profissionais passam a integrar os quadros da segurança pública de Goiás.
“Parabenizo toda a comissão de formatura. Parabenizo também a cada um dos familiares. Se vocês estão aqui é porque acreditam no que cada um desses policiais faz. Não tenho dúvidas que eles serão, a partir de hoje, multiplicadores dos demais cursos e atividades que ainda faremos”, disse.
Em nome dos formandos, a policial Kleire Cardoso agradeceu a todos os que capacitaram a equipe, em especial o veterano responsável pelo treinamento, major Werlen Vieira. “Sem a presença dele talvez não estivéssemos aqui. E se estivéssemos, não estaríamos tão capacitados como agora. Coordenar esse curso talvez tenha sido uma de suas tarefas mais árduas. Transformar engenheiros, historiadores, pesquisadores e tantos outros profissionais em policiais não é tarefa fácil”, disse.
Depois foi a vez da policial Savia Barros Diniz falar em nome dos formandos. “Nos últimos dois meses mergulhamos em um universo atípico. Fomos largamente testados. Ao longo do processo, fomos estreitando laços e intensificando nossos companheirismo e lealdade. Experimentamos gás lacrimogêneo. Visitamos instituições e trocamos experiências. Ressignificamos e reforçamos nossos valores. Algo mudou, de alguma forma, dentro de nós.”
A assessora técnica-jurídica da presidência da Casa de Leis, Andreya da Silva Matos Moura, também discursou na solenidade. Ela, que foi convidada a se tornar madrinha da turma, rememorou a luta pela viabilização do curso e deixou um pedido aos formandos: “Que vocês exerçam a função de vocês com amor. Por mais simples que seja, quando algo é feito com amor, será bem feito. Estamos aqui para servir, então que façamos o nosso trabalho com carinho, cuidado e educação. Nós somos o cartão de visita da nossa Casa.”
A deputada Dr. Zeli (UB) disse que os formandos fazem parte, agora, “da melhor força de segurança do País”. Ela cumprimentou o colega Coronel Adailton, que “tricotou” a ideia e fez com que o momento acontecesse.
Depois foi a vez do deputado Major Araújo (PL) discursar. “A Polícia Legislativa tem para mim um significado muito importante. Tivemos momentos críticos e difíceis nesses anos em que estou aqui, com invasões, inclusive, ao Plenário. E foi graças a esses profissionais que as coisas não se tornaram piores. Precisamos desse braço forte da Polícia Legislativa.”
Além dos novos policiais legislativos, os veteranos também foram homenageados pelo trabalho prestado ao longo de toda a história do Legislativo goiano.