Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto que propõe mudanças na fiscalização sanitária aguarda sanção

28 de Novembro de 2023 às 07:07

O projeto de lei nº 6608/22 , proposto pelo deputado Virmondes Cruvinel (UB) para alterar a Lei nº 16.140, de 2 de outubro de 2007, que dispõe sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), recebeu aval definitivo do Plenário. A propositura segue agora, para o crivo da Governadoria. 

A matéria propõe, dentre várias alterações, que as inspeções das equipes de fiscais de vigilância sanitária poderão ocorrer de forma remota, por fotos, vídeos ou quaisquer meios eletrônicos. O texto também prevê que o alvará sanitário automático somente é aplicável na abertura de estabelecimentos de atividades consideradas de médio risco sanitário.

De acordo com a propositura, para a abertura de estabelecimentos cuja atividade seja classificada de alto risco sanitário, o alvará será liberado somente após inspeção sanitária, permitido o uso de fotos, vídeos e outros meios tecnológicos. A solicitação de alvará para abertura de novos estabelecimentos com classificação de alto risco deverá ser analisada no prazo máximo de 60 dias.   

As medidas propostas, têm, segundo Cruvinel, o objetivo de promover o empreendedorismo e assegurar a segurança pública e a saúde da população. Além de acelerar o processo de concessão de alvarás, criando um ambiente mais favorável para o desenvolvimento dos negócios.  

O parlamentar argumenta, ainda, que a adoção de tecnologias modernas no processo de análise e inspeção de documentos torna a administração pública mais eficiente e eficaz, agilizando a emissão de alvarás. Por fim, o deputado registra que pretende-se com o projeto de lei a compatibilização com a legislação federal no que tange ao efeito suspensivo dos recursos.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.