Ícone alego digital Ícone alego digital

Major Araújo propõe que OS da saúde pague piso salarial a profissionais da enfermagem

24 de Novembro de 2023 às 08:11

O processo legislativo 7082/23, assinado pelo deputado Major Araújo (PL), propõe formalizar em lei o pagamento do piso remuneratório aos enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras por parte das organizações sociais (OS) de saúde do Estado. O texto prevê que a medida passe a valer a partir de janeiro de 2024, em consonância com a Lei 14.434/22, que instituiu o piso salarial nacional desses profissionais.

A propositura prevê que o pagamento do piso salarial pelas OSs seja condição essencial do contrato, tanto para sua qualificação e renovação quanto para firmação de novos contratos e recebimento de recursos do Erário.

A medida define, ainda, que o descumprimento da lei em discussão implicará desqualificação, nos termos do artigo 15, da Lei 15.503/05, que dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais estaduais, disciplina o procedimento de chamamento e seleção públicos.

Ao justificar a proposta legislativa, Araújo argumenta que as OSs não têm cumprido esse mandamento legal, o que tem causado significativos prejuízos financeiros aos profissionais. “Inconcebível que após tantas lutas e expectativas em busca do piso para essas categorias e com a lei aprovada pelo Parlamento brasileiro, essas entidades simplesmente a ignorem, como se não existisse”, argumenta.

O deputado defende, por fim, que o projeto de lei em pauta traz justiça aos profissionais envolvidos e pacificará as tensões existentes entre esses profissionais de saúde e as organizações sociais de Goiás. O projeto de lei foi encaminhado pela Gestão Parlamentar ao Plenário.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.