Mulheres do agronegócio goiano foram homenageadas pela Alego, por iniciativa do deputado Gustavo Sebba

A Assembleia Legislativa realizou, na manhã de sábado, 25, por iniciativa do deputado Gustavo Sebba (PSDB), sessão solene extraordinária em homenagem às mulheres do agronegócio de Goiás. A solenidade, com entrega do Certificado do Mérito Legislativo, foi realizada no Plenário Iris Rezende Machado.
Sebba, que comandou os trabalhos, teve na mesa a veterinária Marília Koppan Faiad Sebba e a produtora rural Nelcy Palhares Ribeiro de Góis.
O parlamentar tucano abriu a solenidade destacando a importância do setor em que as homenageadas atuam. “Não teríamos um lugar melhor para homenagear esse setor que, com certeza, é um dos mais importantes para a economia goiana. A participação de cada uma das senhoras, que nesse ato representam, na verdade, os milhares de goianas e os milhares de brasileiras que tanto contribuem com o nosso país no agronegócio, gerando emprego, gerando renda e riquezas para o Brasil e em especial para o nosso Estado. A Assembleia representa o sentimento goiano de gratidão a cada uma das senhoras aqui presentes.”
O deputado afirmou esperar que, cada vez mais, mulheres empreendedoras do agronegócio sejam homenageadas. “Que elas sejam incentivadas e apoiadas por esta Casa e a gente possa estar sempre reconhecendo e tornando essa cerimônia uma tradição no nosso Estado”, assinalou.
Pioneira
Falando em nome das homenageadas, a produtora rural Nelcy Palhares iniciou seu pronunciamento manifestando sua alegria e o orgulho que sentia por ver as mulheres do agronegócio recebendo a homenagem. Ela contou que chegou a Goiás em 1974 e logo foi se dedicar à criação de gado nelore, atividade que era reservada geralmente aos homens.
“já existiam mulheres que trabalhavam nisso, mas o nome delas não aparecia. Então aqui, nesse momento, eu também quero fazer uma homenagem para tia Anita Guimarães, que a vida inteira estava à frente do gado dela, mas seu nome não aparecia. E quero também fazer uma homenagem à Dona Maria Luiza Guimarães, uma mulher que trabalhou a vida inteira na seleção e criação do gado nelore mas também não aparecia. Não posso deixar de lembrar também da minha amiga querida Alzirinha Fonseca."
Nelcy ressaltou que, mesmo sendo um ambiente machista, foi bem recebida. “Eu agradeço imensamente aos homens que me ensinaram porque naquela época não tinha mulher para estender a mão para outra mulher. Elas não podiam aparecer”, salientou.
Ex-presidente do Sindicato Rural de Inaciolândia, Nelcy destacou também suas atividades como representante classista. “Eu sempre gostei Às vezes eu até deixo de vir aqui por causa dos afazeres do sindicato rural na Federação da Agricultura”, informou.
Sensibilidade
Marília Koppan Faiad Sebba também falou em nome das homenageadas. Irmã de Gustavo Sebba, ela assinalou que o deputado demonstrou sensibilidade ao promover a homenagem, por entender os desafios que as mulheres enfrentam no agronegócio. “Ele percebeu a importância não só de nos homenagear como, também, de abrir espaço para que tenhamos voz. E não é qualquer espaço. Nessa tribuna é decidido o futuro do nosso Estado. Por isso é com muito orgulho que compartilho com vocês hoje o meu olhar sobre a contribuição das mulheres para o desenvolvimento do agronegócio do nosso mapa de Goiás”, enfatizou.
Para a veterinária, as mulheres têm exercido um papel fundamental na transformação e na identificação de um agronegócio mais tecnológico, sustentável e inovador, que põe Goiás na vanguarda do mundo. "Nossa resiliência, nossa paixão empreendedora e o compromisso com futuro tem sido motor do progresso do agronegócio do nosso Estado”, salientou.
Homenageadas com o Certificado do Mérito Legislativo
Ângela de Sant’anna Moraes
Ângela Maria Castro Machado
Beatriz Corrêa de Bitencourt Fava
Caroline Silva Garrote de Sá
Cássia Da Silva Soares
Cinthya Marques Fortes Fleury
Claudia Rocha do Val
Dara Pereira Rodrigues
Fabíola Tosta Gonçalves
Ingrid Graziano
Janaína Moreira Ferreira Guilherme
Liliam Peixoto Valadão
Maria Beatriz Rios Ricci
Marília Koppan Faiad Sebba
Mirela Rebouças Fernandes de Lima
Paula Gouveia
Roberta Ferreira Freitas
Roseli Tavares de Lima
Samara Costa Soares
Sara Matos
Tatiane Hohl
Valdiva Macedo Louredo
Veridiana Junqueira Ribeiro de Melo
Yula Cadette