Bia de Lima quer instituir um dia dedicado a homenagear o gênero musical samba
Instituir o Dia Estadual do Samba e estabelecer medidas para sua promoção e difusão em Goiás. É o que prevê o projeto de lei nº 8352/23, da deputada Bia de Lima (PT), apresentado na Assembleia Legislativa em novembro.
De acordo com propositura, o Poder Executivo deve promover, incentivar e difundir a cultura do samba, com a finalidade de valorizar e preservar suas manifestações culturais e artísticas, promovendo festivais, concursos, exposições e shows.
Além disso, deve incluir no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado o Dia do Samba, a ser comemorado, anualmente, em 2 de dezembro, como forma de valorizar e divulgar o gênero. Ainda, incentivar a criação e manutenção de escolas de samba e grupos de samba de raiz em Goiás, como forma de preservar e difundir as manifestações culturais e artísticas relacionadas a esse tipo de música.
Por fim, a matéria prevê a criação do Programa Estadual de Fomento ao Samba, que tem por objetivo incentivar projetos culturais e artísticos relacionados ao ritmo musical, por meio da concessão de incentivos fiscais, financeiros e logísticos.
Bia de Lima afirma, em sua justificativa, que o samba é um gênero musical e cultural que faz parte da identidade brasileira e goiana, tendo influenciado a história e a cultura do nosso País e de nosso Estado.
“A Política de Promoção e Difusão do Samba no Estado de Goiás é uma forma de valorizar e preservar suas manifestações culturais e artísticas, incentivando a criação e manutenção de grupos e escolas de samba em todo o Estado. Além disso, a promoção e difusão dessa cultura pode contribuir para o desenvolvimento turístico e cultural de Goiás, gerando emprego e renda para a população local”, explica a parlamentar.
O projeto está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Casa, que o distribuirá para a relatoria de um integrante do colegiado.