Ícone alego digital Ícone alego digital

Incentivo à Educação Quilombola e outros quatro projetos foram acatados na comissão temática, desta 4ª-feira, 13

13 de Dezembro de 2023 às 14:10
Crédito: Hellenn Reis
Incentivo à Educação Quilombola e outros quatro projetos foram acatados na comissão temática, desta 4ª-feira, 13

Presidida pela deputada Bia de Lima (PT), a Comissão de Educação do Parlamento goiano reuniu-se nesta quarta-feira, 13, para a deliberação de projetos. Em pauta, cinco proposituras receberam sinal verde do colegiado e seguem para apreciação em Plenário. Houve, ainda, avaliação dos trabalhos realizados durante o ano letivo de 2023.

Em destaque, foi acatado pelos membros da Comissão o relatório favorável do deputado Coronel Adailton (Solidariedade) ao projeto de lei nº 174/23. De autoria do deputado Dr. George Moraes (PDT), a proposta visa a instituição da Política Estadual de Incentivo à Educação Quilombola em Goiás.

A proposta traz, dentre seus objetivos, a valorização da cultura e história das comunidades tradicionais no Estado, em especial a quilombola, com enfoque no incentivo à autonomia didático-pedagógica dessas comunidades. Em sua justificativa, o parlamentar destaca que a educação vai além do ambiente escolar, sendo “ambiente de pesquisa e promoção de cultura, principalmente dentro de comunidades que desenvolvem o conhecimento local próprio, como é o caso dos quilombos”, pontua.

No projeto, o deputado também defende que a política de incentivo à comunidade quilombola auxilie na superação do racismo institucional e estrutural, promovendo, por meio da educação, a valorização da identidade brasileira.

Destaque, ainda, para o aval concedido ao projeto de lei nº 1007/23, de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB), relatado de forma positiva pelo deputado Veter Martins (Patriota), cujo objetivo é instituir, em Goiás, a política pública Primeira Oportunidade, de incentivo à concessão de estágio, aprendizagem, atividades de iniciação à prática profissional, em instituições de ensino, e primeira experiência profissional. 

Também foi aprovado o parecer favorável do Coronel Adailton (Solidariedade) ao projeto de lei nº 1122/23, que dispõe sobre a inclusão do tema Ética e Cidadania como conteúdo transversal no currículo das redes pública e privada de ensino no Estado de Goiás. A matéria é assinada pelos deputados Fred Rodrigues (DC), Amauri Ribeiro (UB) e Issy Quinan (MDB).

Outra proposta acatada é de autoria do deputado Charles Bento (MDB), relatada de forma positiva por Karlos Cabral (PSB). Protocolada sob o nº 332/23, a matéria almeja autorizar a transformação do Colégio Estadual Professor Joaquim Carvalho Ferreira em Colégio Da Polícia Militar Do Estado De Goiás.

Recebeu sinal verde, ainda, o projeto de lei nº 1156/23. De autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB) e relatada por Veter Martins (Patriota), com parecer favorável, a propositura tem como objetivo instituir em Goiás uma política estadual de fomento e incentivo aos cursos sociais, populares e comunitários. 

Avaliação

Durante o encontro, a presidente do colegiado, deputada Bia de Lima, também avaliou os trabalhos realizados durante o ano letivo de 2023. Em destaque, as audiências públicas em prol da educação goiana. A parlamentar destinou, ainda, os agradecimentos aos demais parlamentares pela colaboração.

“Quero parabenizar cada deputado pelo trabalho, pela parceria e, principalmente, pela atuação extremamente competente, séria e compromissada de todos os membros que compõem esta Comissão. Espero que em 2024 possamos avançar ainda mais as perspectivas em favor da Educação do Estado”, frisou.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.