Deputados destacam a contribuição de Batista Custódio ao Estado e enaltecem projeto que trata de sua homenagem
Os deputados Issy Quinan (MDB), Mauro Rubem (PT) e Bia de Lima (PT), se manifestaram durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 13, para parabenizar o deputado Bruno Peixoto (UB) pela iniciativa da proposta nº 8809/23, que denomina Batista Custódio a rodovia GO-060, no trecho que liga os municípios de Santa Bárbara de Goiás a Bom Jardim de Goiás. O jornalista faleceu no último dia 24 de novembro, aos 88 anos, e a matéria foi aprovada, em definitivo, na presente data.
Após aval do Plenário, Issy Quinan cumprimentou o presidente do Parlamento pelo importante reconhecimento. “Batista Custódio exerceu uma expressiva militância no sentido de lutar pela liberdade, pela democracia e pelo direito da livre expressão da imprensa”, frisou.
“Sem dúvidas, com a fundação dos jornais Cinco de Março e Diário da Manhã, escreveu uma história bastante relevante em termos jornalísticos e também promovendo as informações tão necessárias para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Homenageá-lo é homenagear parte expressiva desta rica história escrita ao longo de tantos anos em nosso Estado, sobretudo na contemporaneidade em que viveu, deixando um legado valoroso para as novas gerações”, acrescentou.
Mauro Rubem também enalteceu, na sequência, a iniciativa de Peixoto, bem como a contribuição de Custódio ao Estado. “O Batista realmente fez história na comunicação goiana. Quase todos os jornalistas deste Estado passaram pelo jornal Diário da Manhã”, frisou.
O petista destacou que, por meio do homenageado, foram registradas diversas notícias relevantes. Diante da afirmativa, sugeriu a preservação do material construído. “Temos no Diário da Manhã um acervo extremamente rico e importante da vida cotidiana e política do Brasil e do Estado, que gostaria que fosse protegido e preservado por uma instituição pública, de modo a garantir o acesso a essas informações”, enfatizou.
Outra sugestão de Rubem é voltada à preservação do Apa do Encantado. “Batista foi, também, um grande ambientalista. Se nós temos hoje o Rio Araguaia, sem uma hidrelétrica, na região de Baliza, ele é um dos grandes responsáveis. Precisamos ajudar, inclusive, os familiares a preservar aquela área”, salientou.
A deputada Bia de Lima fez coro às palavras do parlamentar, com a afirmativa de ser a favor da construção de políticas públicas para a preservação do Apa do Encantado e da memória do jornal Diário da Manhã. A legisladora também enalteceu a iniciativa de Peixoto e a contribuição de Custódio ao Estado.
“É extremamente necessário e importante ter Batista Custódio, um homem que entrou para o cenário goiano, como alguém tão relevante. Era um democrata, que sempre conversava com todas as pessoas e compreendia a política como ninguém. Tinha uma visão interessantíssima, e dialogava com todas as vertentes ideológicas. Acho que isso o tornou a pessoa fantástica que sempre foi”, pontuou.