Parlamento debate saúde mental nesta 4ª-feira, em audiência pública a partir das 8 horas

Prevenção e promoção da saúde mental são temas de audiência pública que a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), em parceria com o Conselho Regional de Psicologia de Goiás (CRP-09), promove, nesta quarta-feira, 31. O encontro terá lugar no auditório 2 da Casa de Leis, com início às 8 horas.
O evento será espaço para debate e proposição de ações para a conscientização, a prevenção e o tratamento dos transtornos mentais, em consonância com a Lei Estadual nº 14.556, de 25 de abril de 2023, propositura do deputado Virmondes Cruvinel (UB), que institui, em Goiás, o mês Janeiro Branco, de conscientização sobre a saúde mental.
Na audiência pública, autoridades, entre elas representante da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) e de prefeituras, especialistas, representantes de entidades e da sociedade civil poderão expor suas experiências, opiniões e sugestões sobre o tema.
O presidente do Conselho Regional de Psicologia (CRP-09), Wadson Arantes, ressalta a relevância da audiência pública, para a construção de uma agenda para trabalhar com a saúde mental da população goiana. Segundo ele, é preciso maior atenção com o aspecto da saúde mental da população, principalmente diante de diversos fatores multideterminados durante a pandemia de covid-19. “Vivemos numa sociedade muito cobrada, competitiva, de relações líquidas e regida pelo imediatismo,”
O gestor do CRP exalta o fato de o conselho estar numa casa de leis para discutir saúde mental, o que é fundamental para chamar a atenção dos legisladores e de chefes do Executivo. Ele lembra que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil lidera o ranking mundial de transtornos de ansiedade. “A gente precisa enfrentar essa realidade triste do Brasil e do mundo e chegar aos 246 municípios de Goiás para que nossa população seja atendida nessas questões relacionadas à saúde mental.”