Ícone alego digital Ícone alego digital

Tormin requer identificação de veículos que transportam pessoas com transtorno do espectro autista

28 de Fevereiro de 2024 às 13:30

O projeto de lei de n° 2684/24, de autoria do deputado Cristóvão Tormin (PRD), dispõe sobre a identificação dos veículos que transportam pessoa com transtorno do espectro autista (TEA) no Estado de Goiás. A obtenção da identificação, segundo o texto da proposta, dependeria do cadastramento dos responsáveis pela condução do veículo pelo órgão competente. A identificação consistiria, então, na fixação de um adesivo com símbolo de identificação de que o veículo transporta pessoas com TEA.

Em justificativa, Tormin destaca a importância da identificação, pois, além do tratamento e o cuidado do indivíduo autista, é preciso “reconhecer a necessidade de adaptações no dia a dia da pessoa e de todos em seu entorno”. Como exemplo, o parlamentar cita que “quem conduz pessoas com transtorno do espectro autista, portanto, costuma guiar os veículos com cautela redobrada e em baixa velocidade”.

Dessa forma, “ao ostentar o adesivo de identificação, os veículos com pessoas com transtorno do espectro autista transmitirão aos demais condutores as condições dos passageiros que carregam. Ao avistar esse veículo, é possível que o motorista reconsidere o acionamento da buzina e evite dar início a um problema adicional para quem já enfrenta inúmeros desafios”, conclui o legislador.

A propositura segue para a análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), que designará um relator para análise de seus aspectos constitucionais.

 

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.