André do Premium propõe data em tributo a mães de filhos com necessidades especiais
O deputado André do Premium (Avante) é o autor de matéria que pleiteia a instituição do Dia da Mãe Atípica no Estado de Goiás (projeto de lei nº 7399/24). O processo foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para análise dos aspectos legais e aguarda parecer do deputado Amilton Filho (MDB).
Pelo texto, a data propugnada será comemorado, anualmente, em 30 de novembro. “É considerada mãe atípica a mulher que é cuidadora e responsável pela criação de filhos que necessitam de cuidados específicos, como pessoas com deficiência, síndromes, transtornos, doenças raras, dislexia, entre outros”, pontuou o deputado.
O parlamentar ressalta que o Dia da Mãe Atípica tem como propósito celebrar e honrar as mães que enfrentam desafios extraordinários na criação de seus filhos, incluídos aqueles com deficiências, transtornos ou condições de saúde atípicas.
André esclarece que, por meio da celebração da data, “o Estado reconhece e valoriza o importante papel dessas mães, que enfrentam desafios singulares na criação e cuidado de seus filhos, bem como reafirma o seu compromisso com a promoção da inclusão e da igualdade de oportunidades para todos os cidadãos”.