Comissão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia acolhe 11 proposições para a área
A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Goiás aprovou 11 proposituras pertinentes à área, na reunião desta quarta-feira, 8, além de distribuir outros cinco à relatoria.
Entre os projetos de lei aprovados está o de nº 437/23, de autoria do deputado Virmondes Cruvinel, e tem como objetivo instituir, em Goiás, a Política Estadual de Popularização da Ciência e Tecnologia. O intuito, conforme o autor da propositura, “é promover a apropriação do conhecimento científico pela população, proporcionando a aprendizagem de conteúdos da escolarização fora do ambiente de sala de aula”.
Já de autoria da deputada Vivian Naves (PP), o processo nº 656/23 visa a instituir, no Estado, o selo de incentivo a empresas que promovem o voluntariado. O objetivo, conforme a propositura, é incentivar a participação do setor privado nas ações de trabalhos voluntários, de forma a contribuir com ações transformadoras da sociedade.
Por fim, a proposição nº 666/23, de autoria da deputada Bia de Lima (PT), dispõe sobre a criação de Política Estadual para as Mulheres Empreendedoras em Goiás, com o objetivo de incentivar, apoiar e promover a participação feminina no empreendedorismo e na geração de renda, por meio de ações que estimulem o desenvolvimento econômico e social.
Distribuição
De autoria do deputado André do Premium (Avante), o projeto de lei de nº 5686/23, que visa a capacitar empreendedores de pequenos negócios na utilização de tecnologias, foi distribuído ao deputado Wagner Camargo Neto (SD) para relatoria.
O processo nº 8818/23, de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB), trata da instituição da Política Pública Estadual de Capacitação Tecnológica em Inteligência Artificial (IA) e Big Data no Estado de Goiás. A propositura tem a finalidade de promover a qualificação profissional de jovens em áreas tecnológicas avançadas, como IA e Big Data, visando à sua preparação para os empregos emergentes no setor de tecnologia. A proposta foi encaminhada à relatoria do deputado Cristiano Galindo (Solidariedade).
Já o protejo de nº 1531/23, do deputado Virmondes Cruvinel (UB), institui a Política Estadual de Fomento à Economia de Cooperação. O objetivo é promover o desenvolvimento econômico, por meio da valorização e do fortalecimento das cadeias produtivas dos municípios goianos. O texto foi distribuído ao deputado Alessandro Moreira (PP).
Ainda foram distribuídos os processos nº 1816/23 à deputada Dra. Zeli (UB) e nº 1541/23 à deputada Bia de Lima.