Homenageados destacam os avanços na saúde de Goiás
Após o discurso de abertura, proferido pelo deputado Lucas do Vale (MDB), foi a vez dos demais dois integrantes da mesa se revezarem na tribuna para compartilhar um pouco de suas experiências na área da saúde do Estado. Ambos também integram o corpo de homenageados da solenidade em andamento na manhã desta sexta-feira, 10.
O primeiro a se manifestar foi o diretor técnico do Complexo Regulador Estadual, Ricardo Furtado Mendonça. Ele aproveitou a oportunidade para destacar seu trabalho à frente da instituição. “Estar na regulação é ampliar a capacidade de tratamento do nosso País. É permitir regular e hierarquizar o atendimento de saúde na urgência”.
Na sequência, o médico Wellington Soares Carrijo Filho encerrou os discursos da solenidade enaltecendo o trabalho dos profissionais da área. Antes, ele fez um breve resumo de sua trajetória profissional. Formado há 11 anos pela Faculdade de Medicina de Petrópolis, no Rio de Janeiro, Carrijo disse atuar, hoje, em sua cidade natal, Rio Verde.
“Tenho muito orgulho de ser médico e conviver diariamente com os profissionais de saúde. Fui diretor técnico da UPA da minha cidade por 2 anos e atuei na atenção em saúde por 6 anos. Sei e acredito numa política pública séria, que, com planejamento, entrega resultado. Nós podemos bater no peito e falar que temos o melhor plano de saúde do mundo, que é o SUS. E a pandemia nos provou isso. Enfrentamos momentos difíceis, só que o Brasil conseguiu sair de maneira honrosa”, ponderou.
Carrijo também aproveitou a ocasião para tecer elogios ao propositor da solenidade e ao governador Ronaldo Caiado (UB), profissionais que, segundo ele, vêm contribuindo para a ampliação das estruturas de saúde no Estado de Goiás. “Vocês que são nefrologistas sabem que tinha um paciente que andava 400 km para fazer uma sessão de hemodiálise e agora esse tempo encurtou. Mas devemos avançar, cada vez mais, para levar saúde para o nosso povo”.
O médico terminou estendendo o reconhecimento ao trabalho do prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, pai do deputado Lucas do Vale. “Eu costumo dizer que a gente diminui e diminui todos os dias a distância do falar e do fazer. Rio Verde hoje se tornou e vai se consolidar bem brevemente como polo não só estadual de saúde, mas nacional, inaugurando hospital de 360 leitos, com 36 leitos de UTI, com aparelho de hemodinâmica, de ressonância e tomografia, além do terceiro robô de cirurgia pelo SUS no Brasil. Juntos, todos os trabalhadores da saúde, vamos, com planejamento, fazer um SUS cada vez mais forte”, finalizou.