Ícone alego digital Ícone alego digital

Cairo Salim comanda audiência pública sobre direito dos pacientes que realizam hemodiálise

14 de Maio de 2024 às 19:00

A Assembleia Legislativa de Goiás, por iniciativa do deputado Cairo Salim (PSD), realizará uma audiência pública, com o objetivo de conscientizar a população sobre os direitos dos pacientes que realizam hemodiálise em Goiás. O debate terá local na sala das comissões do Palácio Maguito Vilela, nesta quarta-feira, 15, às 9h30.

No evento, estarão presentes Marlene Nunes Freitas Bueno, promotora de Justiça do Ministério Público de Goiás; Rasivel dos Reis Santos Júnior, secretário de Estado da Saúde; Wilson Modesto Pollara, secretário municipal de Saúde de Goiânia; e Adelvânio Francisco Morato, da Associação dos Hospitais do Estado de Goiás, além de representantes de diversos segmentos relacionados ao assunto.

O tema em pauta visa a debater o sofrimento relatado pelos pacientes que necessitam realizar hemodiálise e as dificuldades das clínicas que realizam o procedimento em receber da Prefeitura de Goiânia a verba destinada para custear o tratamento. O parlamentar, que já recebeu diversas reclamações em seu gabinete, fala que este é um assunto que requer atenção necessária para alcançar uma solução. 

Goiânia recebe diariamente pacientes de diversos municípios goianos para realizar hemodiálise. Várias dessas cidades não possuem hospitais e clínicas que atendam esses pacientes, os obrigando a recorrerem à Capital para realizar o tratamento. Mais de 4,2 mil pessoas, com doenças renais crônicas, estão em tratamento em Goiás; grande parte dos pacientes realizam a hemodiálise pelo Sistema único de Saúde (SUS), devido ao alto custo do tratamento. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.