Cairo Salim comanda audiência pública sobre direito dos pacientes que realizam hemodiálise
A Assembleia Legislativa de Goiás, por iniciativa do deputado Cairo Salim (PSD), realizará uma audiência pública, com o objetivo de conscientizar a população sobre os direitos dos pacientes que realizam hemodiálise em Goiás. O debate terá local na sala das comissões do Palácio Maguito Vilela, nesta quarta-feira, 15, às 9h30.
No evento, estarão presentes Marlene Nunes Freitas Bueno, promotora de Justiça do Ministério Público de Goiás; Rasivel dos Reis Santos Júnior, secretário de Estado da Saúde; Wilson Modesto Pollara, secretário municipal de Saúde de Goiânia; e Adelvânio Francisco Morato, da Associação dos Hospitais do Estado de Goiás, além de representantes de diversos segmentos relacionados ao assunto.
O tema em pauta visa a debater o sofrimento relatado pelos pacientes que necessitam realizar hemodiálise e as dificuldades das clínicas que realizam o procedimento em receber da Prefeitura de Goiânia a verba destinada para custear o tratamento. O parlamentar, que já recebeu diversas reclamações em seu gabinete, fala que este é um assunto que requer atenção necessária para alcançar uma solução.
Goiânia recebe diariamente pacientes de diversos municípios goianos para realizar hemodiálise. Várias dessas cidades não possuem hospitais e clínicas que atendam esses pacientes, os obrigando a recorrerem à Capital para realizar o tratamento. Mais de 4,2 mil pessoas, com doenças renais crônicas, estão em tratamento em Goiás; grande parte dos pacientes realizam a hemodiálise pelo Sistema único de Saúde (SUS), devido ao alto custo do tratamento.