Karlos Cabral propõe reconhecer celebrações em Rio Verde como patrimônio cultural imaterial goiano
Com intuito de reconhecer a Festa da Igrejinha da Serra, realizada em Rio Verde, o deputado Karlos Cabral (PSB), apresentou, na Assembleia Legislativa, projeto para que a mesma seja reconhecida como patrimônio cultural imaterial.
A propositura de nº 9848/24, que tramita na Casa, informa que essa festa é realizada anualmente em Rio Verde. Ao justificar a proposta, o deputado Karlos Cabral explica que, ao longo dos anos, a Festa da Igrejinha da Serra tornou-se um ponto de referência não apenas para os fiéis, mas também para aqueles interessados em conhecer e vivenciar a riqueza cultural e espiritual da região. Ele justifica que esse reconhecimento pode contribuir para a promoção do turismo religioso e o fortalecimento da economia local.
Festa da Igrejinha da Serra
O evento tradicional religioso reúne fiéis e celebrantes em torno da pequena igreja no topo da Serra da Capa Branca, no município de Rio Verde. Segundo a proposta, a festa representa não apenas uma manifestação de fé, mas também um elo com as raízes históricas e culturais da região. A cada ano, os devotos se reúnem para celebrar, compartilhar tradições e fortalecer os laços comunitários, tornando a Festa da Igrejinha da Serra um tesouro imaterial que merece ser preservado e valorizado.
O projeto foi distribuído, na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), ao relator deputado Issy Quinan (MDB).