George Morais quer prova de admissão para ingresso de alunos em colégio militares
De autoria do deputado Dr. George Morais (PDT), tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), um projeto de lei que torna obrigatória a realização de prova admissional para ingresso nos colégios militares do Estado de Goiás. A proposta prevê que a prova em questão terá caráter complementar ao processo seletivo já existente.
Morais sugere que a avaliação admissional seja composta por questões que englobem temas relacionados à cidadania, ética, valores morais, responsabilidade social e outros aspectos pertinentes à formação integral dos alunos. Ele também diz que a realização da prova deverá ser coordenada pela direção do colégio em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de Goiás.
Em justificativa, o parlamentar argumenta que os colégios militares desempenham um papel fundamental na formação de jovens cidadãos, não apenas no aspecto acadêmico, mas também no desenvolvimento de valores éticos, morais e de responsabilidade social.
Em outro trecho, ele diz que "a realização da prova admissional demonstra o compromisso do Estado de Goiás com a excelência na educação e com a formação de cidadãos conscientes e participativos, que possam contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento da sociedade", pontua. A proposta tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação desta Casa de Leis com n° 9976/24 e distribuída para relatoria do deputado Issy Quinan (MDB).