Iniciativa de Amilton Filho quer reconhecer Terezópolis como a Capital Estadual do Requeijão
Terezópolis, município já reconhecido como Capital Gastronômica de Goiás pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) deve, também, ser reconhecido em lei como Capital Estadual do Requeijão. A proposta de Amilton Filho (MDB), processo 10052/24, tramita na Alego para oficializar o título à cidade produtora e referência na produção artesanal e industrial desse produto.
Na motivação da matéria, o deputado argumenta que a pauta é “em reconhecimento à longa tradição na produção de requeijão em Terezópolis, que remonta a décadas, e ao papel fundamental que a atividade desempenha na economia local, gerando empregos e renda para a população”.
Para Amilton filho, além de sua importância econômica, o requeijão é parte integrante da cultura gastronômica de Goiás, essencial em diversas receitas tradicionais da culinária goiana. Nesse sentido, o reconhecimento em discussão visa a preservar e promover essa herança cultural, incentivando a valorização e o consumo desse produto típico goiano.
O processo legislativo tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e foi distribuído para relatoria do deputado Veter Martins (PRB).