Ícone alego digital Ícone alego digital

Iniciativa de Amilton Filho quer reconhecer Terezópolis como a Capital Estadual do Requeijão

22 de Maio de 2024 às 11:05

Terezópolis, município já reconhecido como Capital Gastronômica de Goiás pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) deve, também, ser reconhecido em lei como Capital Estadual do Requeijão. A proposta de Amilton Filho (MDB), processo 10052/24, tramita na Alego para oficializar o título à cidade produtora e referência na produção artesanal e industrial desse produto.

Na motivação da matéria, o deputado argumenta que a pauta é “em reconhecimento à longa tradição na produção de requeijão em Terezópolis, que remonta a décadas, e ao papel fundamental que a atividade desempenha na economia local, gerando empregos e renda para a população”.

Para Amilton filho, além de sua importância econômica, o requeijão é parte integrante da cultura gastronômica de Goiás, essencial em diversas receitas tradicionais da culinária goiana. Nesse sentido, o reconhecimento em discussão visa a preservar e promover essa herança cultural, incentivando a valorização e o consumo desse produto típico goiano.

O processo legislativo tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e foi distribuído para relatoria do deputado Veter Martins (PRB).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.