Cruvinel propõe medidas para apoiar pessoas com a síndrome do X Frágil; condição causa dificuldades cognitivas
O deputado estadual Virmondes Cruvinel (UB) é autor do projeto de lei nº 10491/24, que tramita na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), com o objetivo de instituir a Política Estadual de Combate à Síndrome do X Frágil. A proposta traz algumas diretrizes definidas para o diagnóstico precoce, apoio educacional, suporte à comunidade afetada, e medidas para a promoção da saúde e bem-estar dos indivíduos com essa condição.
De acordo com o texto do projeto, a síndrome do X Frágil é uma condição genética que resulta em uma variedade de desafios de desenvolvimento, incluindo dificuldades cognitivas, comportamentais e de aprendizagem. É a causa mais comum de deficiência intelectual herdada e a segunda maior causa genética de autismo. A importância de abordar essa condição com políticas públicas específicas é fundamental para melhorar a qualidade de vida dos indivíduos afetados e de suas famílias.
O deputado explica que a instituição da política em Goiás fará com que diminuam a falta de conhecimento e de diagnóstico precoce da síndrome do X Frágil. A ausência de políticas específicas para essa condição impede o acesso a recursos e suportes que são essenciais para o desenvolvimento desses indivíduos.
O parlamentar argumenta que a implementação dessa política não apenas aliviará o fardo dos sistemas de saúde e educação, mas também promoverá uma sociedade mais inclusiva e consciente. “Investir em diagnóstico precoce, educação adaptada e suporte comunitário não é apenas uma questão de direitos humanos, mas também um investimento no futuro do nosso Estado, garantindo que todos os indivíduos tenham a oportunidade de alcançar seu potencial máximo”, afirma Cruvinel.
O projeto foi encaminhado para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e será relatado pelo deputado Veter Martins (UB).