Por iniciativa de George Morais, Parlamento homenageou alunos autores de livro sobre a história dos municípios
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) homenageou professores, alunos e outros colaboradores da educação em Goiás, em sessão solene na noite de sexta-feira, 17, proposta pelo deputado Dr. George Morais (PDT). Na solenidade, uma das sessões mais concorridas na nova sede do Parlamento goiano, o parlamentar entregou o Certificado do Mérito Legislativo a mais de 300 alunos que escreveram os textos e fizeram as ilustrações que compõem o primeiro livro do projeto “Escrevendo a História dos Municípios Goianos”, e a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira à capitã da Polícia Militar, Raquel Freire de Paiva.
O projeto prevê o envolvimento dos estudantes de escolas da rede estadual na pesquisa e escrita de textos sobre as cidades em que eles vivem. Os municípios escolhidos para o projeto-piloto foram Trindade, Abadia de Goiás, Guapó, Santa Bárbara, Campestre de Goiás e o distrito de Posselândia. A solenidade também serviu como lançamento do primeiro livro do projeto, que conta a história dessas localidades.
Compuseram a mesa diretiva, presidida por George Morais: deputada federal Flávia Morais (PDT); diretora pedagógica da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc), Alessandra Almeida; gerente de arte e cultura da Seduc, Luzmarina de Alcântara; coordenadora de linguagens das Faculdades e Colégio Aphonsiano, Maria Conceição Barbosa, representando o diretor-presidente da instituição, Marcos Queiroz; comandante do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás (CEPMG) Pedro Ludovico Teixeira, tenente-coronel Márcio Antônio; comandante do CEPMG Castelo Branco, major Edson Antônio; coordenador do CEPMG Professor José dos Reis Mendes, capitão José Roberto Barros; capitã da PM, Raquel Freire de Paiva; e vereador por Trindade, Raimundo Neto.
O que é o projeto
Antes dos discursos a professora Marcela Muffi, do Colégio Alfa Ômega, cantou uma paródia da música "Aquarela", escrita em homenagem aos alunos que participaram do projeto. Em seguida foi exibido um vídeo dos deputados George Morais e Flávia Morais, explicando o que é o “Projeto Escrevendo a História” e esclarecendo que ele foi fruto de um projeto de lei apresentado pelo pedetista e aprovado na Alego.
Em seguida, discursando na tribuna, George Morais pediu que fosse feita uma oração a um aluno que participou do Projeto, mas que está doente com câncer e não pôde participar da solenidade.
Morais lembrou que os alunos homenageados na noite fazem parte de um programa pioneiro, que vai ser levado a outras cidades, onde os estudantes também vão replicar projeto, pesquisando e escrevendo as histórias de seus municípios. Segundo ele, os alunos que já participaram dessa primeira etapa vão poder continuar escrevendo outras obras, de outros temas que serão sugeridos pelos componentes.
Por fim, ele saudou e incentivou os estudantes. “Vocês são a prova viva de que, com empenho e dedicação, podemos realizar grandes feitos. Esse livro que aqui lançamos, na presença de tantas pessoas queridas, é só uma prova de tudo que vocês podem realizar na vida de vocês. É uma pequena semente. Continuem acreditando no poder transformador da educação. Continuem escrevendo suas histórias com coragem e determinação, pois é através da educação que construiremos um futuro mais justo e próspero para todos.”
Na sequência, o deputado convidou a diretora pedagógica da Seduc, Alessandra Almeida, a gerente de arte e cultura da Seduc, Luzmarina de Alcântara, e a representante das Faculdades e Colégio Aphonsiano, Maria Conceição Barbosa, para receberem quadros de presente, como forma de retribuição aos serviços prestados à educação do Estado.
Em seu discurso, Luzmarina ressaltou a felicidade e o prazer em integrar o projeto, de iniciativa de George Morais, afirmando que foi uma grande oportunidade de ampliar e estreitar relações profissionais e afetivas. “Isso é resultado de pessoas que acreditam em outras pessoas. Quando a gente acredita, a gente lança a semente e fica dando o que é necessário para que brote e germine. Dr. George fez a parte dele aqui, que está culminando nisso que a gente está vendo hoje.”
A diretora Alessandra Almeida agradeceu aos deputados George e Flávia Morais e aos outros participantes da sessão, mas fez um agradecimento especial aos pais e responsáveis dos estudantes. “Eles nunca vão esquecer, pais, mães, responsáveis, a presença de vocês aqui, apoiando e incentivando. Estar aqui é mostrar para esse estudante que você acredita, confia e espera pela educação, espera pelo seu sucesso.”
Almeida disse que o projeto-piloto deu muito certo e confirmou que vai ser levado para outros municípios. “A intenção é que as demais regionais, os demais municípios tenham a oportunidade também de contar suas histórias de uma forma tão bonita, que é por meio da mão dos estudantes.”
Pioneirismo
Em sua fala, Flávia Morais destacou o pioneirismo da iniciativa, que é uma característica própria de George Morais, que sempre tem ideias inovadoras, como o Programa Saúde em Movimento, que leva unidades móveis de saúde a locais distantes, e, segundo ela, revolucionou o atendimento e foi copiado por várias pessoas. “Hoje a gente vê você, Dr. George, emocionado nesta sessão, porque eu tenho certeza que você trabalhou muito para que pudesse chegar aqui hoje e fazer essa entrega a esse povo que você tanto ama e que, com certeza, ama você também.”
Na sequência da solenidade, a capitã Raquel Freire de Paiva recebeu a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira.
Em seguida, o deputado solicitou que um vídeo do governador do Estado fosse exibido. Ronaldo Caiado (UB) não pôde estar presente, mas fez questão de mandar uma mensagem aos alunos. Caiado também recebeu o livro de presente do deputado George Morais. “É isso que realmente faz com que as crianças, cada vez mais, se apaixonem pelo nosso Estado. Cada vez mais tenham orgulho do Estado de Goiás, da educação, da cultura e tradição do nosso Estado”, elogiou o governador.
Em seguida, os demais homenageados receberam o Certificado do Mérito Legislativo e depois participaram de um coquetel oferecido aos participantes.