Governadoria propõe duas denominações de unidades de ensino em Aparecida de Goiânia
A Governadoria do Estado de Goiás, por meio de projetos de lei, apresenta propostas para análise na Casa do Legislativo. A primeira propositura propõe a criação e denominação, na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), do Colégio Estadual Santa Fé, situado no Conjunto Santa Fé, unidade escolar em funcionamento em Aparecida de Goiânia.
A proposta de nº 10902/24 estabelece a denominação devido uma reforma recente no colégio, que, atualmente, atende 893 alunos no ensino fundamental, ensino médio e no ensino técnico. O colégio foi criado em 1998 para ofertar apenas o ensino fundamental e ensino médio aos alunos, mas, com essa reforma, a instituição de ensino passou a integrar o terceiro turno.
Ademais, a propositura explica que esse colégio também é inclusivo, ao oferecer assistência no contraturno para 32 alunos do ensino especial, e contribui para o ingresso de diversos alunos nas universidades. A Governadoria ressalta, ainda, que a medida não ocasionará impacto financeiro por se tratar apenas de um ato formal de criação e denominação de órgão público que já está em funcionamento.
Outra proposta apresentada à Casa, por meio da Governadoria, é o projeto de lei de nº 10904/24, que também propõe a denominação à instituição de ensino. Desta vez, o Colégio Estadual Pedro Neca, uma unidade escolar situada na Rua Joaquim Marques Soares, Bairro Independência Mansões, também no município de Aparecida de Goiânia.
A proposta apresenta a necessidade de denominação, devido a unidade escolar estar em funcionamento desde 1997 e atender a demanda de aproximadamente 960 alunos em três turnos distintos. Além disso, a sua contribuição para o desenvolvimento educacional da comunidade local é de grande relevância, o que reforça a necessidade de sua regularização.
Essa homenagem refere-se a Pedro Luiz Ribeiro, conhecido como "Pedro Neca”, o qual contribuiu com o município ao doar terras à prefeitura para dar habitação às pessoas carentes e construir uma escola no local entre outros feitos.
Os processos apresentados, em Plenário, seguem para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) onde serão distribuídos para a relatoria.