Assembleia recebe estudantes da UniEvangélica de Senador Canedo, no Projeto Escola no Legislativo
A Escola do Legislativo do Parlamento goiano realizou, na tarde desta quinta-feira, 23, a 12ª edição do projeto Escola no Legislativo com alunos do curso de direito da Universidade Evangélica de Goiás (UniEvangélica), do câmpus de Senador Canedo.
A atividade tem por objetivo proporcionar aos estudantes e professores conhecimento sobre cidadania, política e o funcionamento do Poder Legislativo. Além disso, oferece a oportunidade para os participantes conhecerem as dependências da Casa e contribui para a inserção deles no contexto político estadual. A visita foi acompanhada pela professora Bruna Morais.
Em um primeiro momento, os estudantes assistiram à palestra “As antigas e a atual sede do Poder Legislativo Goiano”, ministrada pela professora Ethiene Gonçalves. Ela rememorou os eventos que levaram à ocupação do interior do País, ainda no início do século passado, a chamada Marcha Para o Oeste, a queda de rendimentos através da mineração e, também, a motivação de Pedro Ludovico Teixeira ao transferir a Capital do Estado para a cidade de Goiânia.
Ethiene também realizou uma visita guiada com os alunos, que puderam conhecer a galeria dos ex-presidentes e o Plenário Iris Rezende. Ao longo do tour, ela comentou sobre as edificações que serviram como sede do Legislativo, antes do prédio atual.
A segunda palestra teve como tema “Origem, evolução histórica e importância do Poder Legislativo”, ministrada pelo professor Mauricio Paranaguá. Ele apontou que a formação da burguesia na Europa e o fortalecimento do comércio foram pilares essenciais para a formação do Estado Nacional. Com a necessidade de centralizar normas e medidas e limitar o poder da monarquia, no ano de 1215 foi instaurado, no Reino Unido, o Grande Conselho, considerado o primeiro Parlamento da história moderna.
Mauricio reiterou, também, a importância da filosofia iluminista para nortear os princípios da democracia moderna, entre eles a igualdade jurídica. Além disso, o palestrante apontou a obra de Montesquieu como a principal no que tange à divisão dos Poderes. “Os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário se complementam nos três níveis de atuação, isto é, no federal, estadual e municipal, e nenhum Poder está acima do outro”, completou.