Ícone alego digital Ícone alego digital

Lucas Calil propõe informatização educacional no ensino médio

27 de Maio de 2024 às 07:17

O deputado Lucas Calil (MDB) apresentou, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o projeto de lei nº 11172/24, propondo criar o Programa de Informatização Educacional, destinado aos estudantes do ensino médio das escolas estaduais.

Segundo a matéria, o objetivo é orientar os alunos sobre as opções de carreiras no mercado de trabalho e apresentar diretrizes relacionadas às políticas afirmativas educacionais brasileiras. Além disso, fica autorizada a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) a incluir métodos e instrumentos de informatização nas atividades extracurriculares das escolas estaduais, preferencialmente no último ano do ensino médio.

Calil prevê que o poder público será responsável por apresentar aos estudantes as diversas oportunidades profissionais no mercado de trabalho e ajudá-los a identificar suas áreas de interesse; explicar as diferenças entre Sisu, Prouni, Fies e outros mecanismos de ingresso ao ensino superior; incentivar a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros exames, esclarecendo sobre políticas de isenção de taxas e bolsas de estudo baseadas no desempenho; desenvolver atividades que permitam a interação dos alunos com profissionais especializados em análise de perfil vocacional; e informar e discutir opções de cursos técnicos e de nível superior, auxiliando na escolha mais adequada para cada estudante.

O parlamentar explica que a criação do programa de informatização para estudantes é uma iniciativa vital que responde diretamente às demandas emergentes do mercado de trabalho e ao cenário educacional brasileiro. “O programa visa preencher uma lacuna significativa na educação dos jovens brasileiros: a falta de orientação clara e direcionada sobre as diversas opções profissionais disponíveis”, aponta.

Calil anota que, em um mercado de trabalho em constante evolução, é imperativo que os alunos tenham acesso a informações atualizadas e abrangentes sobre as diferentes carreiras e as exigências específicas de cada uma. Esse conhecimento é fundamental para que possam fazer escolhas informadas e alinhadas com seus interesses e habilidades.

A matéria será encaminhada para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Casa, onde será distribuída para relatoria.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.