Ciclistas e maratonistas recebem homenagem da Assembleia Legislativa. Sessão foi proposta pelo deputado Bruno Peixoto
O deputado Bruno Peixoto (UB) promoveu uma sessão solene extraordinária, na noite de quinta-feira, 23, em homenagem a ciclistas e maratonistas goianos. A sessão teve o propósito de incentivar o esporte praticado pelos atletas, profissionais ou amadores, e sua contribuição para a saúde dos praticantes.
Grupos de ciclistas, maratonistas e atletas da Caminhada Ecológica estiveram presentes na sessão solene e foram agraciados com o Certificado do Mérito Legislativo. Uma menção especial foi feita ao grupo de inclusão social Na Bike com Deficiente Visual (NBDV), criado em 2017, com o propósito de promover passeios ciclísticos com pessoas que não enxergam ou têm graves problemas visuais.
Para tornar a solenidade acessível aos deficientes visuais participantes, a professora Luzia Carvalho fez a audiodescrição do evento.
Na mesa diretiva, Peixoto teve ao seu lado; deputado Alessandro Moreira (PP); presidente da Associação Na Bike com Deficientes Visuais, Supercílio Barros Filho; ex-vereador, ex-diretor da Câmara Municipal de Goiânia e incentivador do esporte Wellington Peixoto; representante dos atletas maratonistas, Euler Alves Cardoso; representante dos atletas ciclistas e do grupo de Vianópolis, Ariana Cristina Pereira; assessor parlamentar Marinho Araújo; e advogado e incentivador do esporte Antônio Julião Taveira Filho.
Ao abrir a sessão, o presidente da Casa ressaltou o orgulho em homenagear homens e mulheres que levam o nome do Estado de Goiás no peito, pelo País e pelo mundo. Ele sustentou que se trata de uma singela homenagem e que gostaria de reconhecer muitos outros atletas, mas que o espaço físico não permite. “Mas sintam-se representando todos esses homens e mulheres, sejam os ciclistas, maratonistas, todos e todas. Tenham certeza que não apenas a Associação na Bike com Deficiente Visual está sendo homenageada essa noite, mas cada um de vocês que contribuem e constroem, trabalham para melhorar a qualidade de vida, sem sombra de dúvida, merece nosso reconhecimento.”
Incentivo
Em seu pronunciamento, Wellington Peixoto parabenizou os homenageados por participarem e lutarem por um esporte pouco valorizado no Estado. Ele lembrou que, enquanto foi vereador, destinou pelo menos uma emenda impositiva, no valor R$ 250 mil, para uma associação de ciclismo, como forma de incentivar a prática do esporte na Capital. “A gente sabe a dificuldade que vocês encontram, de fazer uma viagem, de participar de um campeonato, de disputar e levar o nome da cidade de Goiânia. E a gente precisa, deputado Bruno Peixoto, além da homenagem, também ajudá-los financeiramente com apoio, com as emendas impositivas, para que eles possam crescer e desenvolver ainda mais o esporte, que infelizmente é tão pouco valorizado.”
Na sequência, Bruno Peixoto fez a entrega do Certificado do Mérito Legislativo ao presidente da Associação Na Bike com Deficientes Visuais, Supercílio Barros Filho e à representante dos atletas ciclistas e do grupo de Vianópolis, Ariana Cristina Pereira.
Em seu discurso, Supercílio afirmou que a noite era de celebração e reconhecimento a um projeto que tem transformado vidas e mudado percepções. Segundo ele, o NBDV une pessoas cegas e ciclistas voluntários, promovendo a inclusão social das pessoas com deficiência. “Esse é o objetivo maior desse projeto de ciclismo, a inclusão social do deficiente visual, tanto no aspecto cultural da cidade de Goiânia, mas também para conhecer os parques, conhecer as ruas de Goiânia e, num aspecto cultural de modo geral.”
Ele citou os resultados notáveis que o projeto tem apresentado, além da interação social, da superação de limites e construção de novas amizades. “Vimos pessoas cegas, muitas delas nunca tendo pedalado antes, experimentar a sensação única de liberdade que só uma bicicleta pode proporcionar. Estamos vendo deficiente visuais que através do Na Bike com Deficientes Visuais pularam barreiras e hoje estão competindo no paraciclismo, inclusive, temos campeões aqui.”
O presidente do NBDV também solicitou ao deputado Bruno Peixoto a apresentação de dois projetos de lei: um deles obrigando a inclusão do braile em cardápios, placas e outros equipamentos, para melhorar a acessibilidade dos deficientes visuais e o segundo, uma matéria tornando o Na Bike com Deficiente Visual uma entidade de utilidade pública.
Imediatamente Bruno Peixoto garantiu que já na próxima sessão deliberativa, nesta terça-feira, 28, vai apresentar o projeto para transformar o NBDV como entidade de utilidade pública.
Na sequência, Bruno Peixoto foi presenteado com camisetas de vários grupos de pedal, entre eles o Na Bike com DV. Após esse momento, Bruno Peixoto passou a presidência dos trabalhos para o deputado Alessandro Moreira e se retirou do evento para ir a uma solenidade na Câmara Municipal de São Francisco, para receber o título de cidadão daquele município.
"Saindo da gaiola"
Em seguida, Ariana Cristina Pereira fez uso da palavra e narrou uma fábula para comparar como muitas vezes, o medo do desconhecido, impede as pessoas de muitos feitos. “Você aí atleta ciclista, maratonista, atleta DV, quantas vezes já pensou que não era capaz, que não conseguiria. Vocês já pararam para pensar quantas vezes já ajudaram pessoas a 'saírem de gaiolas' e que hoje praticam esporte, graças a vocês”?
O representante dos atletas maratonistas, Euler Alves Cardoso, também fez uso da palavra. Ele citou as dificuldades que os atletas do ciclismo e da corrida enfrentam, entre elas, a falta de estrutura dos locais para treino. “Pensando nisso, eu faço um apelo para tentar ajustar, por exemplo, locais para desenvolvermos nossos treinos de forma segura. Nos parques, muitas vezes, falta energia, muitas ruas não estão com qualidade para correr. A sociedade ainda não apoia o nosso esporte e, isso, às vezes torna difícil a prática, principalmente para as mulheres.”
Euler ainda pediu que o esporte seja implementado para todas as crianças, como forma de garantir uma vida saudável e, até mesmo, de economizar. “O dinheiro que nós gastamos com doenças crônicas não transmissíveis, como a obesidade e a diabetes, se esse dinheiro fosse investido na iniciação esportiva, essas crianças, quando mais velhas, estariam com saúde e qualidade de vida garantidas.”
Em seguida os outros homenageados da noite receberam o Certificado do Mérito Legislativo e após a foto oficial, a sessão foi encerrada.