Ícone alego digital Ícone alego digital

Reconhecimento de festa religiosa de Formosa como patrimônio cultural avança em Plenário

27 de Maio de 2024 às 15:35

Os deputados avalizaram, em primeira discussão e votação, na Ordem do Dia desta segunda-feira, 27, a proposição nº 7095/23, de Talles Barreto (UB), que reconhece a Festa do Divino Espírito Santo, realizada no município de Formosa, como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado e incluí-la no Calendário Cívico, Cultural e Turístico de Goiás. 

A Folia do Divino Espírito Santo é um evento tradicional no calendário de Formosa, de grande comoção popular, que enaltece o folclore e a religião, e arrebanha milhares de pessoas todos os anos. É realizada na forma de duas folias, simultaneamente, a Folia da Cidade e a Folia da Roça, em que ocorre também a Folia Mirim. As celebrações acontecem no sábado, véspera do Dia de Pentecostes, quando é oferecido almoço comunitário no Divinódromo, local construído para a celebração das folias. 

No projeto, o deputado aponta que a chamada Festa do Divino Espírito Santo no Arraial dos Couros, hoje Formosa, nasceu em 1838, por meio da Lei Provincial de Goiás, por iniciativa do padre Joaquim Antônio da Rocha. Trazida pelos tropeiros do gado vindos do Vale do São Francisco, de São Paulo e Minas Gerais, a manifestação popular expressava o agradecimento ao Espírito Santo pelos dons e graças recebidos no ano anterior. 

A Festa do Divino em Formosa é realizada, todos os anos, por meio de doações da comunidade. A celebração reúne ritos, festejos, crenças, performances, rezas e danças regionais.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.