Bruno Peixoto pleiteia reconhecimento oficial de festa religiosa de Niquelândia
O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB), apresentou projeto para incluir, no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, a festa cultural e religiosa do Divino Espirito Santo de Niquelândia, evento realizado anualmente 50 dias após a Páscoa.
De acordo com a proposta de nº 12794/24, essa comemoração é uma das mais antigas e reconhecidas festas voltadas ao culto do Espírito Santo do País.
A celebração é considerada de caráter histórico, cultural e social. O parlamentar ressalta a importância da festividade, que oferece, no momento de fé, a igualdade ao público sem nenhuma distinção de classe. “O sorteio dos festeiros coloca todas as classes sociais em um mesmo patamar, sem distinção de poder aquisitivo, fortalecendo o principal foco da festa, que é a fé”, explica Peixoto.
Em justificativa, sobre o reconhecimento da data comemorativa, Peixoto explica que se faz necessária a inclusão da festa no município nortense de Goiás, por ser reflexo da cultura goiana. “É um autêntico patrimônio histórico imaterial.”
O projeto de lei está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e foi distribuído para relatoria da deputada Vivian Naves (PP).