Virmondes Cruvinel sugere instituição de política para apoiar atletismo de base
Por meio do projeto de lei nº 12827/24, o deputado Virmondes Cruvinel (UB) propõe instituir a política de apoio ao atletismo de base, a fim de incentivar, fomentar e desenvolver o esporte em escolas públicas, centros comunitários e outras instituições goianas.
A política proposta tem as seguintes ações como objetivo: identificar e desenvolver talentos esportivos; proporcionar infraestruturas adequadas para prática e competições; capacitar profissionais para o ensino e treinamento em atletismo; e promover a inclusão e a acessibilidade no atletismo para todos, inclusive para pessoas com deficiência.
Para a implementação da proposta, serão realizadas algumas diretrizes, como: a criação de programas de iniciação ao atletismo, com ênfase na formação técnica e ética esportiva; o oferecimento de bolsas de estudo e incentivos para atletas destacados; o desenvolvimento de políticas inclusivas e de acessibilidade no esporte; além de criar o "Circuito Goiano de Atletismo de Base", para promover a descentralização e democratização do acesso ao esporte, e também incentivar a participação de atletas nas diversas regiões do Estado.
Em justificaiva, Cruvinel ressalta que Goiás é rico em adversidade cultural, e, também, possui potencial para o desenvolvimento esportivo, com ênfase no atletismo. Ele anota que ese esporte é fundamental no desenvolvimento físico, mental e social de crianças e jovens, e tem relevância na formação de novos talentos esportivos.
O gestor lembra que o atletismo é um esporte acessível e também um dos mais democráticos e inclusivos, adequado a diversas faixas etárias e condições físicas. O esporte também oferece o desenvolvimento de habilidades motoras básicas e avançadas, que são benéficas para a prática de outros esportes e atividades físicas ao longo da vida.
O parlamentar explica que esse projeto está alinhado com as políticas de inclusão e acessibilidade, garantindo que seja acessível a todos independentemente de condição física, social ou econômica. “Esse aspecto é fundamental para garantir que o esporte seja um verdadeiro instrumento de transformação social”, pontua.
O projeto de lei está em análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), sob relatoria do deputado Issy Quinan (MDB).