Em iniciativa de Bruno Peixoto, Parlamento homenageou arquitetos e urbanistas na noite dessa terça-feira

26 de Junho de 2024 às 07:00
Crédito: Carlos Costa
Sessão solene em homenagem aos arquitetos

O deputado Lineu Olimpio (MDB) realizou sessão solene na noite dessa terça-feira, 25, em nome do presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), para homenagear arquitetos e urbanistas. No evento foram entregues Certificados do Mérito Legislativo a vários profissionais que contribuem para o desenvolvimento de Goiás.

Em discurso, o emedebista falou do seu prazer em presidir a sessão, em nome do presidente da Casa, que, por motivos de saúde, não pôde comparecer ao evento. “É um prazer homenagear esses profissionais, que têm um reconhecimento muito grande da sociedade. Uma profissão que data antes da chegada de Cristo e que, ao longo dos anos, só se especializou”, disse Olimpio.

O parlamentar lembrou que Goiás tem dois exemplos incríveis de projetos arquitetônicos, com cidades tombadas como patrimônio histórico: Pirenópolis e a cidade de Goiás. Ele falou ainda da construção de Brasília e o fato de arquitetos e urbanistas serem referência no processo do bem-estar das famílias.

“Goiânia é um exemplo dessa arquitetura, desde sua fundação até sua modernização, nos dias de hoje. Os grandes avanços só puderam ser feitos através desse trabalho e desses profissionais. Eu tenho uma filha arquiteta e, por sinal, sou engenheiro civil, tenho bastante proximidade com a área. A criação do Conselho Regional de Arquitetura em 2010 possibilitou uma maior independência e espaço conquistado, e isso retorna como avanço significativo para Goiás”, defendeu o deputado.

O parlamentar falou que a homenagem da noite é uma amostra singela da Assembleia Legislativa de Goiás em reconhecer a importância da arquitetura e da urbanização para Goiás. “Fica aqui meu reconhecimento e minha gratidão a esses profissionais a quem respeito muito”, finalizou.

Momento especial

Em seguida, a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás, Simone Buiate Brandão, cumprimentou os homenageados da noite e agradeceu aos deputados Bruno Peixoto e Lineu Olimpio pela realização da sessão. “É um momento muito especial para todos nós arquitetos, um momento de reconhecimento muito importante da nossa profissão. Nós atuamos em várias escalas, desde a concepção do desenho, do fazer cidades, até projetos de residência, que trazem qualidade de vida às pessoas.”

Simone pontuou ainda que se trata de uma profissão que impacta a vida do povo e que esse seria o momento de destacar a importância do arquiteto e urbanista na contribuição de formulação de legislações, pelo seu olhar especial sobre a cidade. “Agradeço muito a oportunidade de falar nesse Plenário, meus parabéns a todos os homenageados, nosso conselho está sempre aberto a todos. Obrigado à Assembleia Legislativa pelo reconhecimento”, concluiu.

Do computador para a realidade

A arquiteta e urbanista Hennedy de Castro Dias falou em nome dos homenageados com o Certificado do Mérito Legislativo e agradeceu à Casa em nome de todos. Ela contou, ainda, que atua, há oito anos, como servidora da Alego e que faz parte da equipe de obras que entregou a maior e mais tecnológica Casa de Leis do Brasil.

“Gostaria de cumprimentar, em especial, meus companheiros de jornada nesse caso. Nosso papel é abraçar a responsabilidade de criar espaço, que não apenas atendam às necessidades humanas, mas que inspirem e emocionem. É um privilégio dar formas às ideias, reforçando a diversidade e riqueza da nossa cultura, contribuindo para um mundo melhor e mais sustentável”, pontuou a servidora.

Dias destacou que todos os profissionais possuem um compromisso constante com a inovação e a sustentabilidade, buscando soluções que respeitem o meio ambiente e a qualidade de vida. Além disso, desempenham papel crucial na manutenção e criação das cidades, que transcendem a habitação e proporcionam inclusão.

“Destaco aqui a iniciativa do presidente Bruno Peixoto por promover essa homenagem aos arquitetos e urbanistas, por aproximar nossa classe e nosso Conselho de Arquitetura ao Poder Legislativo. Isso cria um diálogo que favorece a colaboração mútua. Me emociona ver esse Plenário sair da tela do meu computador e ser ocupado, a serviço da comunidade. É uma sensação de dever cumprido. Obrigado à Mesa Diretora pela oportunidade de falar em nome de todos”, finalizou a arquiteta.

Agência Assembleia de Notícias