Comitê de Compliance avança na identificação de riscos de gestão na Assembleia Legislativa
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O terceiro encontro do Comitê de Compliance da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) aconteceu na tarde desta quarta-feira, 26. A reunião teve como pauta a validação de riscos identificados junto a unidades administrativas da estrutura da Alego.
Os três primeiros departamentos que definiram os riscos a serem discutidos estrategicamente foram: a Diretoria de Licitação, a Diretoria de Gestão de Compras e a Secretaria de Contratos, Convênios e Projetos Institucionais. Os itens de cada área, definidos previamente no escopo dos trabalhos e agora validados junto ao colegiado, passarão a integrar o planejamento de riscos da Alego.
O diretor-executivo da presidência, Rubens Kirsteim Júnior, frisou que o risco é inerente a toda atividade de gestão, mas que a Assembleia tem superado as expectativas, por exemplo, ao gerar economicidade em seus processos de compras e licitações recentes.
Os encontros do comitê são trimestrais e a expectativa para as próximas reuniões é a validação de riscos inerentes a outros departamentos da Alego. Os outros setores da Casa de Leis também passarão pelo mesmo processo para identificação e posterior análise e avaliação de riscos de suas atividades. Com o mapeamento dos processos e de seus riscos, a Alego estabelece uma cultura de monitoramento e análise crítica contínuos, mitigando as ocorrências e desvios, além de promover a conformidade dos atos de gestão com padrões morais e legais.
Secretaria de Comunicação e Compliance
Durante o encontro, foi apresentada, também, a nova Secretaria de Comunicação e Compliance, definida na Resolução 1.836/24. O novo departamento será chefiado por Célio Campos de Freitas Júnior, e terá como missão a divulgação das ações do Programa de Compliance Público (PCP) da Alego, para o público interno e externo.