Parlamento faz a festa da cidadania em Itauçu

O município na região Central do estado, cujo nome em tupi guarani significa "pedra grande", sediou a 15ª edição do programa Deputados Aqui, neste sábado, 16. A população local pôde usufruir de serviços gratuitos como castração de pets, exames oftalmológicos, de mamografia, entrega de escrituras e saborear o tradicional arroz carreteiro. Sob o comando do presidente Bruno Peixoto, o evento teve a parceria com AGR, TRE, Equatorial, Saneago, Defensoria Pública, Sesc, Sesi e Senai.
As atividades do programa Deputados Aqui em Itauçu tiveram início cedo: às 6h30 da manhã deste sábado, 15. Uma legião de servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) já estava a postos na entrada do evento para a triagem de atendimentos. Esta foi a 15ª edição do evento, que segue até o final do ano.
A estrutura foi erguida ao lado da prefeitura, de alguns pequenos estabelecimentos comerciais e de uma sequência de árvores que prolongou o espaço sombreado sob as tendas. Uma equipe da Alego sempre inicia a montagem dessa estrutura dias antes do evento.
Foram distribuídas, entre senhas para diversos atendimentos, 40 para a realização de mamografia. Diante do contêiner da Unidade de Saúde da Mulher, era feito um cadastro das pacientes, que receberão online, em até duas semanas, o laudo do exame.
A monitora de educação infantil Ana Lídia Ferreira Barbosa, de 43 anos, estava prestes a fazer uma mamografia pela primeira vez. Acompanhada da filha, Ana Luísa, iria em seguida a uma consulta oftalmológica por desconfiar que precisa de óculos. Pacientes que saem com a prescrição de uso escolhem um entre diversos tipos de armação e ganham os óculos do projeto Saúde Sesc Visão, parceiro da Alego.
As consultas oftalmológicas foram uma das atividades antecipadas na sexta-feira, assim como a castração de cães e gatos e um curso sobre a Nova Lei de Licitações promovido pela Escola do Legislativo da Alego.
A castração de gatos foi uma novidade desta edição. Assim como no caso dos cães, ela vem sendo feita apenas em machos. Isso se justifica pela eficiência, uma vez que de três a cinco castrações podem ser realizadas no tempo despendido com uma fêmea.
Há, porém, explica a Secretaria de Assistência Social da Alego e coordenadora do projeto Castração Aqui, Lucíula do Recanto, o objetivo de incluir o procedimento em fêmeas em edições futuras do evento, o que demandará outro Castramóvel.
Mais de 200 escrituras são entregues
Além do presidente do Poder Legislativo estadual, deputado Bruno Peixoto (UB), estiveram em Itauçu os deputados Charles Bento (MDB), Gustavo Sebba (PSDB), Rubens Marques (UB) e Amauri Ribeiro (UB), além do deputado federal por Goiás, Zacharias Calil (UB), do prefeito de Itauçu, Cleiton Melo, seu vice, Clayton Lino (PP), e de quase todos os vereadores municipais, incluindo o presidente da Câmara, Luizinho (MDB).
“Muitos criticaram a criação da Secretaria de Regularização Fundiária”, afirmou Bruno Peixoto no palco do evento, referente à pasta criada em fevereiro deste ano na estrutura da Alego. “Contudo, já entregamos mais de quatro mil escrituras em parceria com as prefeituras municipais e com o Tribunal de Justiça [do Estado de Goiás]”, complementou.
Somente no Deputados Aqui de Itauçu, seriam entregues 206 escrituras, dez delas no palco, simbolicamente, e o restante neste sábado e ao longo da próxima semana.
Peixoto destacou a segurança que a escritura da casa própria dá aos proprietários mencionando um caso que testemunhou certa vez, o de uma mulher aflita para deixar seu imóvel para os filhos.
Charles Bento, bastante vinculado a Itauçu, salientou que a realização desta edição do programa derivou de pedidos dos vereadores locais e especificou já ter enviado mais de R$ 3 milhões em emendas para o município.
Amauri Ribeiro ressaltou o programa como uma forma de se levar benefícios à população, e Rubens Marques parabenizou os servidores da Alego pelos esforços.
Gustavo Sebba disse ter destinado mais de R$ 2 milhões em emendas a Itauçu e enalteceu a qualidade do atendimento e dos equipamentos médicos no Deputados Aqui.
Após os discursos iniciais, houve a plantação de mudas nativas do Cerrado, capitaneada por Bruno Peixoto, e sessão solene para homenagear moradores da comunidade local. A isso seguiu o tradicional arroz carreteiro oferecido no evento.
A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) estava com procura acima do comum, com 37 atendimentos até o meio-dia. O exame de paternidade foi um dos serviços mais solicitados para o órgão neste sábado.
Outro destaque foi a vacinação contra a Influeza, com cerca de 50 doses aplicadas até o horário do almoço.
O local para as crianças brincarem foi fortalecido pelo Espaço Ambiental da Saneago, montado ao lado e igualmente destinado a elas.
Houve, como nas outras edições, atendimentos de diversas especialidades médicas e estantes como o da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR), da Equatorial e do Sesi/Senai, que estava ofertando inscrições para mais de 30 cursos.