Por iniciativa de Amauri Ribeiro, Alego homenageou o deputado mineiro Nikolas Ferreira, campeão de votos no Brasil
Em sessão solene realizada por proposta do deputado Amauri Ribeiro (UB), na noite dessa quarta-feira, 10, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) homenageou o deputado federal por Minas Gerais Nikolas Ferreira de Oliveira (PL), com entrega da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira. O evento teve lugar no Auditório Carlos Vieira do Palácio Maguito Vilela.
Além de Amauri e o homenageado, fizeram parte da mesa o ex-deputado e presidente do PL Goiânia, Fred Rodrigues; o deputado federal Gustavo Gayer (PL); o pré-candidato a vereador pela cidade de São Paulo, Lucas Pavanato (PL); o presidente do PL Jovem, Jonas Furtado; o pré-candidato a vereador por Aparecida de Goiânia, James Vasconcelos, representante do senador Wilder Morais (PL); e o vice-presidente do PL Jovem, Jake Olver.
Durante a sessão, o ex-deputado estadual Fred Rodrigues, presidente do Partido Liberal de Goiás, lançou o PL Jovem de Goiânia. O evento foi o primeiro e maior encontro de jovens de direita da Capital de Goiás.
Antes de entregar a medalha, Amauri pronunciou seu discurso, com elogio aos valores defendidos pelo homenageado. “Minas Gerais, nossa terra vizinha, produziu o Nikolas, o nosso maior orgulho, o nosso menino prodígio. Você representa tudo que nós lutamos e buscamos para este País. Um jovem recém-casado, pai de uma menina de 4 meses, mas que sabe o valor da família. Quero dizer a todos aqui que essa homenagem é um momento de honra para essa Casa. A sua luta está só começando. Que Deus abençoe você e sua família e te dê forças e condições para vencer.”
O parlamentar goiano falou também de sua própria trajetória. “Eu já sofri muito, já respondi processo por não aceitar que ninguém mandasse dentro da minha casa. Meus filhos quem educa sou eu, eu sou pai e eu sei o valor de uma família. Para chegar aqui, eu lutei muito. Eu lutei a minha vida inteira contra o que nós estamos vivendo hoje neste País. Uma ditadura escondida atrás de uma falsa democracia”, criticou.
Humildade
Em seu discurso, Nikolas Oliveira ressaltou a importância da humildade. “Quando eu disse aqui, no começo, que eu não sou ninguém, é porque eu acho que é um princípio bíblico, sabe? De você sempre sentir que as outras pessoas são superiores a você e manter um princípio da humildade. Ser humilde não é você falar que você é menos do que você é e nem ser mais do que você é. É saber exatamente aquilo que você é”, afirmou.
E a partir desse ponto de vista, o deputado também questionou sobre a identidade do povo brasileiro. “Nós sabemos de fato quem nós somos? Você sabe de fato qual é a tua identidade? Por que eu quero dizer isso? Porque hoje não somente a nossa juventude, mas principalmente o brasileiro, ele tem uma falta. Falta de identidade."
O deputado federal informou que nasceu em 1996, e disse que a geração que veio depois da sua não tem muita identidade. “Mas há uma ânsia de querer pertencer a algo. E qual é o problema disso? Que quando você não sabe quem você é, uma outra pessoa vai dar a resposta. E aí está o problema, ou seja, você talvez seja conservador. Mas o que você entende como conservador é uma coisa muito abstrata, muito genérica. É igual quem fala que é cristão não praticante. Isso não faz sentido”, assinalou.
Campeão de votos no Brasil
Eleito por Minas Gerais, aos 28 anos, Nikolas de Oliveira é uma das maiores lideranças do PL na atualidade. Foi o deputado federal mais bem votado em 2022 em Minas — foi, também, o campeão de votos para o cargo em todo o País, com 1.492.047 sufrágios. Ele tem mais de 11 milhões de seguidores, somente no Instagram. O mineiro se tornou a 11ª personalidade mais influente nas redes sociais em 2024.
Nikolas Ferreira de Oliveira nasceu em Belo Horizonte (MG), precisamente na favela da Cabana Pai Tomás, filho de Ruth Ferreira e do pastor evangélico Edésio de Oliveira. Casou-se, em abril de 2023, com a capixaba Lívia Bergamin Orletti, no Espírito Santo.
Formado em direito, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), começou suas atividades políticas em 2016. Em 2020, foi eleito vereador do município de Belo Horizonte, sendo o segundo parlamentar mais votado da história da capital mineira e, em 2022, foi eleito deputado federal.
O jovem deputado se identifica com a direita conservadora, defende o cristianismo, o armamentismo, a família, milita contra a doutrinação de agendas ligadas às comunidades LGTBQIAPN+, é contra o aborto e combate a ideologia de gênero e a linguagem neutra.
Medalha
A Medalha de Mérito Legislativo Pedro Ludovico é uma honraria anual concedida por um deputado estadual, em nome da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Trata-se do reconhecimento pelos relevantes serviços prestados, particularmente, ao Poder Legislativo, à personalidade que colabora com o aprimoramento das atividades desenvolvidas em prol do povo goiano.