Ícone alego digital Ícone alego digital

Líder do Governo, Talles Barreto aponta as contribuições da base e da oposição para alta produtividade no semestre

12 de Julho de 2024 às 12:00
Líder do Governo, Talles Barreto aponta as contribuições da base e da oposição para alta produtividade no semestre

O líder do Governo na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), deputado Talles Barreto (UB), avalia como positivo o balanço semestral de seus trabalhos. “Assumimos a liderança em fevereiro deste ano e tivemos grandes conquistas até aqui”, aponta em entrevista à Agência de Notícias da Casa.

Uma das vitórias, segundo Talles, é a aprovação e sanção da Lei Estadual nº 22.816, originalmente processo nº 14124/24, que trata do plano de carreira e remuneração do cargo de docente de ensino superior da Universidade Estadual de Goiás (UEG). A matéria foi aprovada em dois turnos, na Alego, no final de junho, por unanimidade. A proposta foi construída a partir das reivindicações expostas pelo Conselho Universitário da UEG, com a adequação pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), baseada no modelo do Projeto Repensar Carreiras. “Esse é, sem dúvidas, um grande legado do governo do Dr. Ronaldo”, afirma o líder do Governo.

Talles destaca também o Bolsa-Uniforme, que garante a aquisição das fardas para todos os estudantes dos Colégios Estaduais da Polícia Militar do Estado de Goiás (CEPMG). Trata-se da Lei Estadual nº 22.560, originalmente projeto de lei nº 3334/24, que instituiu o Programa Bolsa-Uniforme, garantindo a aquisição de uniformes para os alunos das unidades de ensino. 

São beneficiários do Programa Bolsa-Uniforme todos os alunos do ensino fundamental e do ensino médio dos colégios militares. Será implantada, anualmente, a transferência de renda aos beneficiários, de acordo com as disponibilidades orçamentária e financeira. O valor individual do benefício do programa será de até R$ 970 anuais, operacionalizado pelo sistema bancário. A PM-GO será a coordenadora do Programa Bolsa-Uniforme, de acordo com o texto da lei.

Segundo Talles, merece destaque também o Negocie Já. Tratam-se da Lei Estadual nº 22.571 e da Lei Estadual nº 22.572, originalmente projetos de lei nº 4333/24 e nº 4766/24, que instituem medidas facilitadoras para que contribuintes possam negociar débitos relativos a tributos estaduais, como o Imposto Sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), além do Imposto Sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD).

Uma das leis traz medidas que facilitam a negociação das dívidas de ICMS, com descontos entre 30% e 99% sobre as multas e os juros de mora, dependendo do número de parcelas escolhidas pelo contribuinte, e o parcelamento do débito em até 120 parcelas. Já a segunda lei determina que as medidas facilitadoras abranjam os créditos tributários geradores ou a prática de infração ocorridos até 30 de junho de 2023.

Talles diz que “ser líder de Governo não é uma tarefa simples, exige bastante expertise, mas é muito gratificante por representar no Legislativo goiano uma gestão eficiente, de resultados e bem conduzida por nosso governador Ronaldo Caiado”.

Talles assinala a construção do consenso para a obtenção de alta produtividade. “Conseguimos as aprovações das matérias, sempre em consenso com os pares e apresentando os possíveis resultados que seriam alcançados através das aprovações. Com isso, atingimos quase 1,5 mil projetos aprovados entre matérias de parlamentares, da Governadoria, de órgãos e da Mesa Diretora”.

Talles finaliza enaltecendo também o papel da oposição. “Desde o início dos trabalhos, tivemos uma relação respeitosa com a oposição, entendendo o papel deles na Casa, contudo, seguimos com o nosso papel de líder, trabalhando e mostrando a necessidade de o Estado continuar percorrendo os trilhos do desenvolvimento por meio das matérias aqui validadas”.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.