Ícone alego digital Ícone alego digital

Assembleia Legislativa homenageia os 150 anos do Tribunal de Justiça em sessão solene na segunda-feira, 15

12 de Julho de 2024 às 17:20

Na próxima segunda-feira, 15, a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) vai realizar, logo pela manhã, sessão solene extraordinária em homenagem aos 150 anos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO). O evento é uma iniciativa do presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB) e do deputado Amilton Filho (MDB).

Além dos propositores da iniciativa, devem participar da solenidade o procurador-geral do Estado, representando o governador Ronaldo Caiado, Rafael Arruda; o presidente do TJ-GO, desembargador Carlos França; o diretor-tesoureiro da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO), Eduardo Cardoso Júnior; o presidente da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP), Benedito Torres; o reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Antônio Cruvinel Borges Neto; e o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Romário Policarpo (PRD).

A partir de dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o TJ-GO recebeu, pela segunda vez, o selo diamante, graças ao número de processos finalizados pela instituição, perfazendo o total de 971.648 processos em 2023. Conforme consta no relatório Justiça em Números, o CNJ classificou o TJ-GO como sendo o de maior produtividade por magistrado no País.  

Histórico 

A história do Poder Judiciário goiano começa com o Tribunal da Relação de Goyaz, em 6 de agosto de 1873, quando o Decreto nº 2.342, assinado por Dom Pedro II, determinou a sua criação e instalação na capital da antiga província. Atualmente, onde estava o Tribunal da Relação de Goyaz, encontra-se instalado o Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário goiano.

A instalação do Tribunal da Relação de Goyaz ocorreu em 1º de maio de 1874, conforme Decreto nº 5.456, de 5 de novembro de 1873, tendo sido composto por apenas cinco desembargadores, dois escrivães, dois oficiais de Justiça, um secretário e um porteiro. O primeiro presidente designado foi o desembargador Ascenso da Costa Ferreira.

O ato solene foi acompanhado de uma grande festa. O Correio Official, de 5 de maio de 1874, registrou a solenidade, dando conta da inauguração, naquela ocasião. “Vários discursos foram seguidos de aplausos e fogos de artifícios, compondo com uma cerimônia religiosa e uma passeata acompanhada de banda de música que seguiu pelas ruas decoradas com suntuosidade".

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.