Ícone alego digital Ícone alego digital

Crer: um grande legado ao nosso Estado

22 de Maio de 2008 às 08:59
A importância do Crer como um projeto de inclusão e de re-inserção dos portadores de necessidades especiais à sociedade. É o que relata o deputado Daniel Goulart (PSDB) em artigo publicado no Jornal Diário da Manhã, edição de 21.05.2008.

* Daniel Goulart é vice-presidente do PSDB goiano, deputado estadual e presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa de Goiás.

Muitas vezes, só enxergamos a importância de algumas iniciativas quando, infelizmente, precisamos dela. Esse é o caso do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), que hoje é peça fundamental na vida de muitos goianos portadores de necessidades físicas especiais. Há cinco anos e meio, cerca de um milhão de pessoas (re) aprenderam a andar, a falar, a movimentar os braços e até mesmo fazer um simples gesto com a cabeça. E isso graças a este centro. Crianças, adultos e idosos dão os seus primeiros novos passos rumo à reintegração de suas vidas com a ajuda de profissionais dedicados.

Esta é uma iniciativa séria e merece o respeito da sociedade goiana. É um projeto de inclusão e de re-inserção dos portadores de necessidades especiais à sociedade. Ele restabelece de maneira integral e plena a vida de quem busca a ajuda de seus profissionais.

Até 2002, Goiás sofria com a ausência de uma unidade de excelência para o tratamento de deficiências físicas voltada especificamente à população de baixa renda. A maioria dos casos era encaminhada para a Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, em Brasília (DF). O deslocamento até a capital federal era um empecilho para a continuidade de vários tratamentos. Mas no dia 25 de setembro daquele ano, nascia esta importante instituição do nosso Estado, erguida no local onde funcionava o antigo Hospital Psiquiátrico Adauto Botelho.

Surgia a esperança de tratamento adequado para quem precisa de atendimento público. Mais de 80% dos procedimentos do Crer são gratuitos e realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes contam com uma ampla equipe disciplinar formada por arteterapeuta, assistente social, bioquímico, clínico geral, educador físico, enfermeiro, farmacêutico, fisiatra, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, infectologista, musicoterapeuta, neurocirurgião, neurologista, nutricionista, ortopedista, pedagogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, entre outros. Há também um Centro de Diagnósticos, que estende à comunidade serviços laboratoriais diversos, e uma Oficina Ortopédica, que realiza adequação postural às cadeiras de roda e confecciona próteses.

O ano de 2008 começou com boas expectativas para o Crer. O projeto do superintendente executivo Sérgio Daher foi apresentado pelo governo estadual no final do ano passado e as obras começaram mês passado. Ao final da ampliação, o hospital vai ganhar mais 15 mil metros quadrados para a construção do centro cirúrgico, com oito salas de cirurgia, quatro leitos para indução anestésica e 18 unidades de terapia intensiva (UTI). A iniciativa pretende triplicar a sua capacidade de atendimento.

Outra vertente de grande importância do centro é o ensino e a pesquisa. A idéia é ser uma referência no assunto e aperfeiçoar seus profissionais. Há campo de estágio para estudantes das Universidades Federal, Estadual e Católica de Goiás e Faculdade Padrão. Um centro de estudos, sala de leitura, auditório, laboratórios, Comissão de Ensino e Treinamento e de Residência Médica dão suporte a esta formação acadêmica e ao estudo científico.

Sem dúvida, esta foi uma das mais extraordinárias visões do então governador Marconi Perillo. O projeto de criação do Crer se norteou no princípio de ser um meio de recuperação de deficientes físicos. O desejo de Perillo, com certeza, se pautava na necessidade de muitos cidadãos deste Estado: um projeto que inclui serviço social e de saúde humanizado. E o centro cumpre esse papel e faz um amplo atendimento. A média diária é de 1.100 pacientes.

O Crer faz parte de uma gana de iniciativas de sucesso do governo do Tempo Novo. A marca dos programas de Marconi Perillo sempre foi a promoção da cidadania. E sem dúvida, o Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo é um dos grandes legados deste político para o nosso Estado.

Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.