Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputado Dr. George Morais propõe política pública de inclusão para estudantes daltônicos

08 de Novembro de 2024 às 08:34

O deputado Dr. George Morais (PDT) apresentou à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás o projeto de lei nº 22093/24, que visa a instituir a Política Estadual de Diagnóstico e Acessibilidade para Pessoas com Daltonismo na Educação. A proposta tem como objetivo assegurar que estudantes com daltonismo tenham igualdade de oportunidades, promovendo um ambiente educacional inclusivo e adaptado às suas necessidades.

De acordo com o parlamentar, o projeto pretende capacitar educadores e profissionais da educação para identificar sinais de daltonismo em estudantes, além de promover a realização de diagnósticos acessíveis por meio de protocolos estabelecidos nas escolas.

Entre os objetivos da política, também estão a garantia da oferta de material didático com acessibilidade cromática para daltonismo no sistema de ensino público e privado; a contribuição para o desenvolvimento de políticas que possibilitem o acesso universal e equitativo aos serviços públicos disponíveis para o diagnóstico do daltonismo e a sensibilização de todos os setores da sociedade.

O projeto prevê ainda a garantia da democratização de informações mediante ações de divulgação e esclarecimento sobre o diagnóstico do daltonismo; o incentivo à pesquisa científica sobre alternativas com acessibilidade para pessoas com daltonismo, além de assegurar orientação psicológica e assistência aos alunos diagnosticados com a condição e atendimento médico adequado na rede pública.

O projeto de lei está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde aguarda parecer do relator Coronel Adailton (SD).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.