Ícone alego digital Ícone alego digital

Vila Propício poderá receber o título de Capital Estadual do Turismo Ecológico, conforme proposta de Lineu Olimpio

07 de Novembro de 2024 às 14:00

O deputado Lineu Olimpio (MDB) é autor do projeto nº 23293/24, que propõe à Vila Propício o título de Capital Estadual do Turismo Ecológico, com o objetivo de fortalecer a imagem do município como um destino para o ecoturismo de Goiás, destacando suas características naturais e potencializando o desenvolvimento econômico local de maneira sustentável.

De acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), o turismo ecológico tem uma taxa de crescimento anual de 20%, gerando empregos e promovendo a conservação dos recursos naturais (UNWTO, 2021). De acordo com o projeto, a Vila Propício é notavelmente conhecida por abrigar um dos maiores complexos de cavernas e grutas do Centro-Oeste, contando com mais de 50 cavernas exploráveis, sendo as mais conhecidas a Caverna Tubarão, a Caverna Chico Pina e a Lapa do Boqueirão. Além disso, a região apresenta uma rica biodiversidade, sendo cortada por rios de águas cristalinas, como Rio Verde e o Rio dos Patos, atraindo turistas que buscam aventuras ecológicas, como boia-cross e trilhas ecológicas.

O parlamentar justifica que esse projeto irá permitir que o município tenha um desenvolvimento sustentável e econômico, pois, ao obter maior destaque no cenário turístico, irá atrair maior volume de turistas, recursos e investimentos voltados à preservação de cavernas e florestas. Além do crescimento da atividade sustentável, pode haver também resultados relacionados à arrecadação adicional de impostos, gerando recursos que poderão ser reinvestidos em educação ambiental, capacitação de guias locais e infraestrutura para a recepção de turistas.

A propositura foi encaminhada para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde será analisada e distribuída a um relator.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.