Lineu Olimpio pleiteia título de Capital da Produção Sucroalcooleira a Goianésia
Tramita, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), a propositura nº 23294/24, de autoria do deputado Lineu Olimpio (MDB), que visa a conceder ao município de Goianésia o título de Capital da Produção Sucroalcooleira, para valorizar e reconhecer o relevante papel do município como polo produtor de álcool e açúcar, com significativa participação no desenvolvimento econômico no Estado.
Goianésia, situada na região do Vale do São Patrício, abriga três importantes usinas de açúcar e álcool: Usina Goianésia, Jalles Machado e Codora, que juntas possuem uma capacidade de processamento que destaca a cidade no mapa da produção sucroalcooleira nacional. De acordo com dados da Associação dos Produtores de Bioenergia de Goiás (Goiabio), Goianésia é responsável por uma significativa parcela da produção de etanol e açúcar no Estado, contribuindo, de maneira decisiva, para o agronegócio goiano e nacional.
O parlamentar destaca que a sustentabilidade ambiental do setor sucroalcooleiro, em Goianésia, reflete diretamente nas políticas de energias renováveis do Brasil, sendo a produção de etanol uma das principais alternativas à gasolina e ao diesel, reduzindo a emissão de gases de efeito estufa. "A concessão deste título reforça o papel de Goianésia como um município que alia desenvolvimento econômico com sustentabilidade, contribuindo para as metas ambientais e energéticas do Brasil”, reforça Olimpio.
A matéria foi protocolada e será encaminhada para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde será distribuída à relatoria.