Ícone alego digital Ícone alego digital

CCJ aprova alteração no Código de Bem-Estar Animal

07 de Novembro de 2024 às 09:30

Os parlamentares da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) aprovaram, na reunião desta manhã, o parecer favorável ao processo nº 17075/24, de autoria do deputado Veter Martins (UB), que altera a Lei nº 21.104, de 23 de setembro de 2021, referente ao Código de Bem-Estar Animal. O deputado Lincoln Tejota (UB) foi o relator da matéria.

O projeto de lei prevê aprofundar o artigo 6º do Código de Bem-Estar Animal, o qual define condutas entendidas como maus-tratos, abuso ou crueldade. A ideia de Martins é acrescentar à lista  “mutilar animais, submetê-los a procedimentos cirúrgicos estéticos, ou que possam impedir a capacidade de expressão de seu comportamento natural, salvo quando houver indicação clínica feita por médico veterinário”.

Em âmbito civil, vale lembrar que a Constituição Federal veda práticas que submetam os animais à crueldade, as quais são, ainda, consideradas crime pela Lei Federal nº 9.605/1998.

Na justificativa, o legislador reforça que diferentes resoluções do Conselho Federal de Medicina Veterinária proíbem cirurgias estéticas consideradas desnecessárias para a saúde do animal. Além disso, estados como Mato Grosso e Amazonas já possuem legislações específicas de proibição aos procedimentos realizados meramente para aproximar os bichos de um padrão de beleza.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.