Ícone alego digital Ícone alego digital

Virmondes Cruvinel propõe campanha anual sobre o vírus sincicial respiratório no Estado

02 de Dezembro de 2024 às 14:00

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) analisa o projeto de lei nº 23712/24, proposto pelo deputado Virmondes Cruvinel (UB), que propõe uma Campanha Anual de Conscientização sobre o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) no Estado. O objetivo é de informar a população sobre o VSR e promover ações preventivas, além de capacitar profissionais da saúde para lidar com a infecção.

A proposição visa a instituir uma campanha estadual de conscientização acerca do vírus, uma infecção viral comum e altamente contagiosa, que afeta principalmente as vias respiratórias e constitui uma das principais causas de doenças respiratórias graves, como bronquiolite e pneumonia, especialmente em crianças menores de dois anos, idosos e indivíduos com comorbidades.

Pela proposta, a campanha deverá ocorrer em março, em conjunto com outras iniciativas de saúde pública para a prevenção de doenças respiratórias. A ação busca educar a população sobre o VSR, abordando temas, como transmissão, sintomas, grupos de risco e complicações. Além disso, o projeto destaca a importância de orientar as famílias sobre práticas de higiene, o uso de máscaras e o distanciamento em períodos de surtos.

O texto também prevê o incentivo à vacinação, para proteger os grupos mais vulneráveis, se recomendado pelas autoridades de saúde. Para Virmondes a medida é necessária em Goiás, onde há alta incidência de doenças respiratórias, principalmente entre crianças e idosos, reforçando a importância da conscientização e da prevenção para evitar internações e complicações.

A matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Casa, onde aguarda parecer do relator José Machado (PSDB).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.