Ícone alego digital Ícone alego digital

Assembleia recebe o encontro nacional de procuradores, amanhã, com extensa programação

21 de Novembro de 2024 às 17:00

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) sediará o 54º Encontro Nacional dos Advogados e Procuradores do Poder Legislativo. O evento, que ocorre nesta sexta-feira, 22, é uma parceria da Escola do Legislativo com a Associação Nacional dos Procuradores e Advogados do Poder Legislativo (Anpal).

Essa edição do encontro terá como tema a “Separação dos Poderes, Diálogos Institucionais e Consensualidade” e terá por objetivo atualizar os participantes sobre temas relacionados ao Poder Legislativo e oferecer um espaço de aprendizado e reflexão, contribuindo para a construção de uma sociedade mais informada e engajada.

O encontro terá início às 10 horas com a palestra de abertura ministrada pelo professor João Trindade Cavalcante Filho. O palestrante, além do título de doutorado em direito do estado, é consultor legislativo do Senado Federal e falará sobre a consensualidade no controle concentrado de constitucionalidade, possibilidades e limites.

Após a palestra, a atividade seguirá com outros três painéis. Ainda na parte da manhã, às 11h20, os participantes debaterão emendas parlamentares impositivas na ótica da separação dos Poderes. O painel será intermediado pelo procurador da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Grhegory Paiva Pires Moreira Maia, e contará com a participação do advogado-geral da Câmara dos Deputados, Jules Queiroz, e do procurador da Assembleia Legislativa do Estado de Roraima, Sérgio Mateus. 

No período vespertino, as atividades retornam às 13h30 com o segundo painel. Na ocasião, Isabelle Menezes Vieira da Silva, advogada do Senado Federal, e os procuradores Bruno de Oliveira, de Minas Gerais, e Ricardo Benetti Fernandes, presidente da entidade de procuradores e procurador da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo, apresentarão aos participantes a palestra “Efeito backlash no Poder Legislativo: sinal de harmonia ou de um conflito?”.

O último painel, com início às 14h20, será ministrado pelos procuradores da Alego Iure de Castro, Murilo Teixeira e Eduardo Lolli, e abordará a iniciativa parlamentar em matéria de políticas públicas, mesmo tema do livro publicado pelo procurador Murilo Teixeira. Na sequência, às 15h10, os participantes assistirão a palestra de encerramento, ministrada pelo advogado Saul Tourinho, pós-doutor pela Humboldt, na Alemanha. O tema do encerramento será "O direito à felicidade".

Ainda em tempo, ao final do ciclo de palestras, os participantes do encontro realizarão, às 16 horas, assembleia ordinária para prestação e aprovação de contas da atual diretoria e, na sequência, às 16h50, será feita a eleição da nova mesa diretora da Anpal para o biênio 2024/2026 e a posse da mesa eleita. As atividades serão encerradas às 18 horas.

Foram ofertadas 147 vagas, e a turma única assistirá as palestras no Auditório Francisco Gedda, no Palácio Maguito Vilela, sede da Alego. O público-alvo são servidores do Legislativo goiano, advogados e procuradores do Poder Legislativo. O presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), confirmou presença na abertura das atividades.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.