Em iniciativa de Cairo Salim, Parlamento homenageou prefeitos eleitos e comerciante do município de Abadiânia
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) promoveu, na noite dessa segunda-feira, 25, sessão solene em homenagem a prefeitos eleitos no pleito de outubro passado em Goiás e a um comerciante. Os homenageados receberam a Medalha Pedro Ludovico Teixeira pela atuação de destaque no desenvolvimento do Estado. Na sessão também foi concedido o Título de Cidadania Goiana a Francisco Neri Felipe Xavier, reconhecido por sua trajetória empreendedora em Abadiânia.
O evento, promovido pelo deputado Cairo Salim (PSD), teve lugar no Plenário Iris Rezende Machado da Casa de Leis. A mesa diretora da cerimônia contou, ainda, com a presença do prefeito eleito por Abadiânia, Dr. Itamar (PP), e do assessor-executivo da Governadoria, Fernando Freitas.
No discurso inicial, Salim destacou a importância da honraria, em especial aos prefeitos recém-eleitos. Segundo ele, o papel de um prefeito é o de decidir, determinar o futuro das pessoas, das famílias dos munícipes de suas cidades. "Vocês são as autoridades máximas de seus municípios”, pontuou.
Cairo Salim lembrou que a vida política exige abdicação da vida particular em prol da atividade pública. As demandas da população, na visão do parlamentar, advêm de uma carência, em especial quanto à educação.
O parlamentar afirmou que há uma dependência maior da população no interior em relação ao poder público. “É preciso ensinar nossa população, primeiro, a ter uma profissão. Nossas prefeituras do interior viraram uma assistência social gigantesca para cuidar do povo. Os próprios prefeitos são os principais patrões das cidades, porque os municípios não têm empresa, comércio, nada.”
Pequenos empreendimentos
Para o deputado, é preciso uma “mente empreendedora” para abrir negócios. Ele cita como exemplo os pequenos empreendimentos, que movimentam as economias locais. Salim afirmou que há um “ciclo vicioso da miséria” em nosso país. “Não é o Bolsa-Família que vai dar vida digna para nosso povo. O que vai fazer isso é ele conseguir se sustentar, ter um bom emprego ou ser empreendedor. [...] A cultura empreendedora, em parceria com nossos prefeitos, vai fazer com que saiamos desse ciclo.”
O legislador disse que esse ciclo, muitas vezes, quase que obriga os gestores a entrar em outro ciclo vicioso, o da corrupção. "Porque para ganhar a eleição, você tem que dar tudo para o povo. Para dar tudo para o povo, você tem que tirar do seu bolso. Depois tem que pegar de volta. É um ciclo vicioso de miséria e corrupção”, afirmou.
Ao fim de seu pronunciamento, Cairo Salim afirmou que o ideal seria que os prefeitos fossem eleitos por seus projetos para contribuir com as cidades. Para ele, grande parte dos prefeitos escolhidos nas últimas eleições já é representante desse ideal. “Senhores prefeitos, parabéns a todos pela vitória. Que sejam exitosos em todos os projetos que forem desenvolver”, enalteceu por fim e reafirmou a parceria do Legislativo estadual com as prefeituras.
Título de Cidadania
Em seguida, Cairo Salim destacou a trajetória de outro homenageado, o empresário Francisco Neri Felipe Xavier, condecorado com o Título de Cidadania Goiana. O deputado enalteceu a vida ativa de Xavier na política de Abadiânia, e ressaltou a atuação do potiguar, agora também goiano, no desenvolvimento econômico daquela cidade.
Em seu discurso, Xavier agradeceu a homenagem e a acolhida da cidade onde se radicou. “Tenho muito a agradecer à cidade e ao povo de Abadiânia”, destacou. Ele reforçou a parceria com Cairo Salim e a honra que representa o título de cidadania. “Sair de onde eu saí e estar onde estou hoje, eu tenho que agradecer demais aos goianos”, encerrou.
Dentre os homenageados, o prefeito eleito de Guapó, Frank Estevan (UB), fez uso da palavra. Ele enalteceu a atuação de Salim para os municípios goianos e discorreu sobre a importância da condecoração. “Essa medalha é um incentivo para a continuar trabalhando e realizando uma política para todos, para deixar um legado de verdadeiros políticos que nós temos que ser”, concluiu.
Lucas Machado Ferreira (MDB), prefeito eleito do município de Itajá, também se pronunciou da tribuna da Alego. Ele destacou as dificuldades nas eleições, mas argumentou que o trabalho desenvolvido produz resultados. Ferreira destacou as parcerias a serem desenvolvidas entre Itajá, outras prefeituras e a Alego. “Temos que reconstruir nossa cidade e temos que acelerar rumo ao futuro.”
Eleito em Joviânia, Max Barbosa (Podemos) agradeceu o apoio de Cairo Salim à prefeitura nos últimos anos. “A política [eleitoral] é fácil, difícil é a gestão, esses quatro anos que temos pela frente”, sintetizou ao agradecer a parceria junto ao parlamentar.
Último a se pronunciar dentre os eleitos, Dr. Rogério (MDB), de Campos Verdes, afirmou priorizar o bem-estar da população durante sua gestão. “Estamos preparados para, nesses quatro anos, trabalhar dia e noite para melhorar a qualidade de vida de nossa população”, concluiu.
Prefeitos homenageados:
Campos Verdes - Rogério Souza Queiroz (MDB)
Córrego do Ouro – Danilo Marcos dos Santos (PP)
Faina – Creonir “do Leilão” Borges de Oliveira (PP)
Guapó - Frank Estevan Fausto dos Santos Lopes (UB)
Itajá - Lucas Machado Ferreira (MDB)
Joviânia - Max Pereira Barbosa (Podemos)
Paranaiguara - José Carlos Barbosa (Podemos)
Turvânia – Jadir Dias Policarpo (UB)