Ícone alego digital Ícone alego digital

Pautas fiscais e previdenciárias dominam os debates da semana

13 de Dezembro de 2024 às 12:00
Crédito: Agência de notícias da Alego (Will Rosa)
Pautas fiscais e previdenciárias dominam os debates da semana
Atividades da semana no Parlamento goiano
Os deputados estaduais realizaram três sessões ordinárias nesta 2ª semana de dezembro, com discussões e votações de projetos voltados à saúde, questões tributárias e previdenciárias. Um dos destaques foi a aprovação, em primeira fase, de emenda constitucional (PEC) que altera a aposentadoria de servidores estaduais com deficiência. Além dos debates e votações, foram realizadas no Parlamento sessões solenes, audiências públicas e eventos culturais. Todas as atividades foram transmitidas pela TV Assembleia Legislativa.

Três sessões deliberativas, todas em caráter ordinário, esse é o balanço dos trabalhos legislativos em Plenário realizados pelos deputados da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, compreendidos na segunda semana do mês. Nesses encontros, apoiados por duas reuniões da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), uma da Comissão Mista, uma da Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, uma da Comissão de Finanças e uma da Comissão de Habitação, Reforma Agrária e Urbana foram apreciadas matérias parlamentares, do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) e do Poder Executivo.   

Entre os destaques da semana está a aprovação, em primeira fase, da PEC protocolada sob o nº 12202/24 que trata de diversos aspectos relacionados à concessão de aposentadorias e pensões para as pessoas com deficiência no serviço público. Além dela, duas matérias enviadas pelo Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) também receberam aval definitivo durante a semana. Trata-se do Programa de Regularização de Débitos Fiscais (Refis) e do reajuste em fundo de compensação, ambos no âmbito do Judiciário.

A semana também foi marcada por sessões solenes com a entrega de Certificado de Mérito Legislativo, audiência pública, encontro de frente parlamentar e atividades culturais.

Sessões deliberativas

Durante a semana, o Plenário da Alego realizou três sessões deliberativas que resultaram na aprovação de projetos voltados à saúde, valorização da cultura goiana, qualidade de vida de mulheres, questões fiscais e tributárias.

Na sessão de terça-feira, 10, os parlamentares aprovaram uma pauta composta exclusivamente por projetos de iniciativa parlamentar. A saúde e a valorização da cultura goiana ocuparam lugar de destaque em mais de um texto entre os que receberam o sinal verde definitivo. Entre eles, o de nº 9980/24, do deputado Renato de Castro (UB), que cria o programa de saúde Cuidando de Quem Cuida, que consiste na extensão do atendimento prioritário das pessoas com deficiência ou acamadas aos seus cuidadores. Ainda no rol de medidas de atenção à saúde, a deputada Vivian Naves (PP) sugere criar o Selo Estadual Sem Dengue, com o intuito de erradicar a transmissão da doença no maior número possível de municípios. Durante a sessão, foi anunciada a prorrogação do prazo para apresentação de emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2025. 

A sessão ordinária do Parlamento goiano de quarta-feira, 11, teve como destaque a primeira aprovação à proposta de emenda constitucional (PEC) que altera a aposentadoria para servidores públicos com deficiência. Iniciativa de Lineu Olimpio (MDB), a PEC protocolada sob o nº 12202/24 pleiteia acrescentar novos parágrafos e incisos ao artigo 97 da Constituição de Goiás. As novidades tratam de diversos aspectos relacionados à concessão de aposentadorias e pensões para as pessoas com deficiência no serviço público, como tempo de contribuição, cálculo dos proventos, pensões por morte e situações especiais de aposentadoria.

Já na sessão ordinária na manhã desta quinta-feira, 12, os parlamentares aprovaram, em definitivo, duas matérias enviadas pelo Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO). Trata-se do Programa de Regularização de Débitos Fiscais (Refis) e reajuste em fundo de compensação, ambos no âmbito do Judiciário. O Plenário também avalizou, em votação única, dois decretos legislativos, um de autoria da Governadoria e outro do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (UB), referentes à composição do Conselho e Fórum da Educação de Goiás.

Sessões solenes

A Alego promoveu, ao longo da semana, quatro sessões solenes que homenagearam vereadores, vice-prefeitos, prefeitos do Estado de Goiás, advogadas, síndicos, profissionais do turismo. As cerimônias destacaram o trabalho e a dedicação de profissionais que contribuem para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade goiana.

O deputado Dr. George Morais (PDT) comandou na noite de segunda-feira, 9, sessão solene especial em homenagem a líderes políticos, incluindo vereadores, vice-prefeitos e prefeitos do Estado de Goiás. O evento teve lugar no Auditório Carlos Vieira, do Palácio Maguito Vilela. Durante a cerimônia, foram entregues a Medalha Pedro Ludovico Teixeira e Certificado do Mérito Legislativo.

Na manhã de terça-feira, 10, ocorreu a sessão solene em homenagem ao Dia da Mulher Advogada com a entrega do Certificado do Mérito Legislativo. A solenidade destacou a relevância das profissionais da advocacia para a sociedade goiana e foi proposta pela deputada Bia de Lima (PT), que esteve à frente dos trabalhos.

Já o deputado Lincoln Tejota (UB) propôs homenagem a 30 síndicos, com a entrega de Certificado do Mérito Legislativo. A sessão solene foi realizada na noite de terça-feira, 10, no Plenário Iris Rezende da Casa de Leis.

O Parlamento goiano, por iniciativa do deputado José Machado (PSDB), também homenageou os profissionais de turismo do Estado de Goiás em sessão solene realizada na quarta-feira, 11.

Audiência pública

Nesta semana a Alego promoveu, ainda, uma audiência pública na segunda-feira, 9. Por iniciativa do Mauro Rubem (PT), o encontro tratou da apresentação do Parque Metropolitano de Goiânia, um programa urbanístico com foco na despoluição hídrica da cidade.

Frente parlamentar

Já na quinta-feira, 12, o deputado Mauro Rubem (PT) realizou o último encontro da Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias no ano de 2024. A reunião contou com profissionais da área, em atuação nos diversos municípios do Estado. Além de debates que visam à valorização da categoria, a audiência pública discutiu ações de planejamento para 2025. Também foi apresentado um projeto de lei que versa sobre o incentivo financeiro estadual dos profissionais da área.

Compliance

Nesta semana, o Comitê Central de Compliance da Casa de Leis realizou o quinto e último encontro de 2024, na terça-feira, 10. A reunião serviu para avaliar o primeiro ano de implementação do programa de Compliance, discutir a “Cartilha Compliance” e as ações de controle sobre os riscos identificados nas unidades administrativas que fazem parte do atual escopo da Gestão de Riscos, que são Diretoria de Licitações, Diretoria de Gestão de Compras e Secretaria de Contratos, Convênios e Projetos Institucionais.

Atividades culturais

A Assembleia, por meio da Assessoria Adjunta de Atividades Culturais, também realizou várias atividades culturais. Na manhã de terça-feira, 10, teve a abertura da exposição "Através dos Olhos Delas", das artistas plásticas goianas Ionara Novais e Mara Velvet, cujas telas retratam do bíblico ao lúdico.

Na quarta-feira, 11, a Assembleia promoveu mais uma edição do Almoço Cultural, na praça de alimentação do Palácio Maguito Vilela. O evento contou com a participação do músico e psicólogo Jorge Antônio Monteiro de Lima, presidente do Instituto Olhos da Alma Sã, que encantou o público ao unir arte e conscientização sobre saúde mental.

Na manhã de quinta-feira, 12, a Alego recebeu uma cantata de Natal no saguão da Casa. O evento contou com a participação de quatro corais: Coral UGOPOCI em Vozes, Coral Saúde em Harmonia, Coral Agroencanto e Coral Emater, que encantaram o público com apresentações marcadas por harmonia e emoção.

Na tarde de quinta, o hall de entrada do Palácio Maguito Vilela, sede da Assembleia Legislativa de Goiás, recebeu o lançamento do livro devocional “Cartas Vivas de Amor”. A obra, resultado da colaboração de 79 mulheres de quatro países diferentes, nasceu do desejo de compartilhar mensagens de esperança e conexão em um mundo marcado pela solidão e pelo estresse pós-pandêmico.

Para fechar a semana, nesta sexta-feira, 13, haverá a apresentação do Vocal Onix Brasil Internacional. A atração faz parte da programação especial de fim de ano realizada para servidores e colaboradores. A performance do grupo será a partir das 17 horas, no saguão do Palácio Maguito Vilela.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.