Inclusão de festa religiosa de Quirinópolis no calendário oficial é ratificada
O projeto de lei nº 7486/24, do deputado Anderson Teodoro (Avante), foi autorizado, em segunda votação, na Ordem do Dia desta terça-feira, 1. A propositura reconhece a Festa da Padroeira Nossa Senhora d'Abadia como Patrimônio Cultural Imaterial goiano e a inclui no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás.
Em texto, o parlamentar justifica que o objetivo da proposta é declarar essa festa como patrimônio imaterial goiano, assim como reconhecer Nossa Senhora d'Abadia que, desde 1913, é a padroeira da cidade de Quirinópolis.
Além disso, Teodoro explica que o culto público e oficial à Santa é um feriado municipal. Ele observa que a fé católica é responsável pela religiosidade do povo da região, bem como daqueles que vêm de longe para homenagear Nossa Senhora d’Abadia.
A festa da padroeira de Quirinópolis é marcada pela realização de inúmeros eventos religiosos, entre eles, a novena com terços, missas, procissões, bênçãos, carreatas e quermesses, que caracterizam a expressão religiosa da população quirinopolina. Ademais, ela impulsiona a evangelização dos fiéis de maneira a demonstrar o papel crucial de Maria na Igreja Católica.
O legislador fala sobre a importância e o propósito da medida: “A festa faz parte do cotidiano dos fiéis do município e de turistas que são atraídos pela devoção. Assim, a tradicional festividade é baseada na promoção de toda uma identidade religiosa e cultural de Quirinópolis, pois reúne inúmeros cristãos, que perpetuam essa tradição de geração em geração”.