Ícone alego digital Ícone alego digital

Procissão do Fogaréu da cidade de Goiás recebe apoio de parlamentares para evento cultural que acontece na próxima semana

02 de Abril de 2025 às 15:00
Procissão do Fogaréu da cidade de Goiás recebe apoio de parlamentares para evento cultural que acontece na próxima semana

A Organização Vilaboense de Artes e Tradições (Ovat) enviou seus representantes à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) para firmar parcerias com o Poder Legislativo para a realização da Procissão do Fogaréu de 2025. A festa, que é uma das mais tradicionais do estado de Goiás, teve início em 1745 e até hoje é um dos símbolos da religiosidade e cultura goiana.

A Procissão do Fogaréu,  uma tradicional procissão católica realizada anualmente em algumas cidades durante a Semana Santa, remonta ao Século XVIII e simboliza a busca e a prisão de Jesus Cristo. O apoio do Poder Legislativo na realização da festa é relevante, sobretudo, para o incentivo do turismo religioso e fomento à economia local.

Guilherme Veiga é presidente da Ovat e agradeceu ao apoio da Casa. Ele ressaltou que a participação da Assembleia Legislativa foi fundamental para a troca de figurinos e artefatos utilizados na cerimônia de encenação. “As emendas encaminhadas nos proporcionaram a troca de todo o guarda-roupa utilizado durante a encenação, principalmente dos 60 farricocos que sairão na Procissão do Fogaréu. Foi de suma importância essa ajuda e esse ano sairemos com tudo novo”, declarou.

O presidente agradeceu aos deputados Coronel Adailton (Solidariedade), que preside a Comissão de Turismo da Casa, e ao deputado Rubens Marques (UB) pelo apoio à festa. “Com esses recursos, poderemos cumprir nossos ritos de fé e cultura. Essa participação dos deputados e da Assembleia Legislativa é de suma importância para o patrimônio, que completa 280 anos esse ano”, encerrou. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.