Procissão do Fogaréu da cidade de Goiás recebe apoio de parlamentares para evento cultural que acontece na próxima semana

A Organização Vilaboense de Artes e Tradições (Ovat) enviou seus representantes à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) para firmar parcerias com o Poder Legislativo para a realização da Procissão do Fogaréu de 2025. A festa, que é uma das mais tradicionais do estado de Goiás, teve início em 1745 e até hoje é um dos símbolos da religiosidade e cultura goiana.
A Procissão do Fogaréu, uma tradicional procissão católica realizada anualmente em algumas cidades durante a Semana Santa, remonta ao Século XVIII e simboliza a busca e a prisão de Jesus Cristo. O apoio do Poder Legislativo na realização da festa é relevante, sobretudo, para o incentivo do turismo religioso e fomento à economia local.
Guilherme Veiga é presidente da Ovat e agradeceu ao apoio da Casa. Ele ressaltou que a participação da Assembleia Legislativa foi fundamental para a troca de figurinos e artefatos utilizados na cerimônia de encenação. “As emendas encaminhadas nos proporcionaram a troca de todo o guarda-roupa utilizado durante a encenação, principalmente dos 60 farricocos que sairão na Procissão do Fogaréu. Foi de suma importância essa ajuda e esse ano sairemos com tudo novo”, declarou.
O presidente agradeceu aos deputados Coronel Adailton (Solidariedade), que preside a Comissão de Turismo da Casa, e ao deputado Rubens Marques (UB) pelo apoio à festa. “Com esses recursos, poderemos cumprir nossos ritos de fé e cultura. Essa participação dos deputados e da Assembleia Legislativa é de suma importância para o patrimônio, que completa 280 anos esse ano”, encerrou.