Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto de lei de Mauro Rubem sugere adoção de sistema de coleta seletiva em estabelecimentos com concentração de pessoas

28 de Abril de 2025 às 16:00
Crédito: Will Rosa
Projeto de lei de Mauro Rubem sugere adoção de sistema de coleta seletiva em estabelecimentos com concentração de pessoas
Deputado Mauro Rubem

A instalação de coletores de resíduos em universidades; escolas; estádios de futebol; condomínios residenciais, comerciais e industriais; supermercados; restaurantes; hotéis; shoppings centers e eventos onde haja concentração pública é o tema de projeto de lei do deputado Mauro Rubem (PT).

O projeto, que tramita sob o nº 7816/25, considera que os resíduos sólidos deverão ser separados em recicláveis, orgânicos compostáveis e rejeitos não recicláveis. Além disso, os coletores deverão indicar exemplos de resíduos de cada categoria e, se possível, os destinos adequados. O projeto determina ainda que os responsáveis pela administração dos locais de instalação dos coletores deverão realizar ações permanentes acerca do tema visando à gestão "lixo zero", bem como à sensibilização de seus usuários, sob pena de aplicação de R$ 5 mil em multa nos casos de descumprimento.

Na justificativa da matéria, o parlamentar apontou que o foco é “fomentar a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental no estado de Goiás, promovendo a correta destinação de materiais recicláveis em locais de grande circulação de pessoas”. Segundo Rubem, é urgente a implementação de medidas efetivas na gestão de resíduos de modo a reduzir o impacto ambiental.

Por fim, o legislador destacou que a medida está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e em conformidade com a Lei Federal nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que prevê a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos e incentiva a adoção de sistemas de coleta seletiva.

A matéria está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde aguarda parecer do relator, deputado Charles Bento (MDB).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.