Ricardo Quirino quer condecoração oficial do Parlamento para reconhecer luta pelos idosos
O envelhecimento da população é um fenômeno mundial. No Brasil, a realidade não é diferente e evidencia a necessidade de atenção especial para aqueles com mais de 60 anos. E é com a intenção de homenagear os que se destacam na defesa dos direitos das pessoas idosas que o deputado Ricardo Quirino (Republicanos) propõe instituir a Comenda Iris Rezende Machado no âmbito do Legislativo goiano.
A sugestão tramita na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) como projeto de resolução nº 7826/25. O texto está em fase de votação preliminar e precisa ser aprovado, em fase única pelo Plenário, antes de seguir para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).
Sugere-se que a honraria seja concedida anualmente, em sessão solene realizada na sede da Alego, preferencialmente nas proximidades do dia 1º de outubro, por ocasião do Dia Internacional da Pessoa Idosa. Cada parlamentar terá direito a duas indicações, que deverão vir acompanhadas das respectivas razões. Caberá à Comissão de Atenção à Pessoa Idosa da Alego, atualmente presidida por Quirino, organizar e presidir a solenidade.
“Essa comenda será destinada a reconhecer publicamente os indivíduos que se destacam na promoção dos direitos das pessoas idosas, seja no campo da saúde, da educação, da assistência social, do combate à discriminação ou de qualquer outra área que impacte positivamente a qualidade de vida dessa faixa etária”, detalha Quirino.
Quanto à escolha do nome, o deputado explica que é uma forma de reconhecer o legado de Iris Rezende Machado. “É um tributo à sua figura única e um exemplo para as gerações futuras sobre a importância de continuar contribuindo para o bem comum, independentemente da idade”, completa.
A comenda será representada por uma medalha em formato circular, em metal latão na cor dourada, esmaltada com as cores simbólicas do estado de Goiás, em 65 milímetros de diâmetro. A homenagem virá acompanhada de Diploma de Honra ao Mérito e o Parlamento manterá um livro próprio para registro de todos os agraciados.