Deputado Mauro Rubem exalta importância das bibliotecas escolares
Na audiência pública que debate a importância das bibliotecas escolares, na manhã desta segunda-feira, 7, o propositor do evento, deputado Mauro Rubem (PT), iniciou sua fala saudando e reforçando a importância da discussão. “Aqui estão as pessoas que sonham, constroem e dedicam parte de suas vidas para fazer uma sociedade melhor. E não há sociedade justa sem livros, sem acesso ao conhecimento”, afirmou.
Rubem fez uma reflexão sobre os desafios contemporâneos enfrentados pela sociedade, como a crise climática, o enfraquecimento da democracia e a desigualdade social. O parlamentar reforçou que o caminho para a superação desses problemas passa, necessariamente, pelo acesso à educação e à cultura, onde a biblioteca tem papel central. “É preciso incentivar o que há de mais nobre no ser humano: a inteligência, a capacidade de sonhar e de transformar a realidade”, pontuou.
O deputado também compartilhou impressões de uma recente viagem à China, comparando os rumos sociais e econômicos do país com os desafios enfrentados pelo Brasil. “Nosso sistema ainda não prioriza o ser humano. É um sistema capitalista, individualista e competitivo. Precisamos de uma sociedade que atenda aos interesses da coletividade”, disse.
Além da defesa enfática das bibliotecas como espaços estratégicos de acesso ao conhecimento, o legislador cobrou o cumprimento da lei que incentiva a criação e manutenção de bibliotecas em Goiás. “Assim como ninguém compra arroz sem pagar imposto, uma lei que favorece a população também precisa ser cumprida.”
Ao final da audiência, o deputado apresentou o projeto Cidade Viva, desenvolvido em parceria com o Circo Lahetô. O programa promove ações de cidadania, cultura, esporte e lazer, e está aberto à colaboração com entidades que atuam pela valorização da leitura e das bibliotecas. “Nosso objetivo é garantir o direito à educação de qualidade e ao acesso à informação. A biblioteca é um lugar mágico, e nós precisamos defendê-la como um direito essencial de todos.”