Ícone alego digital Ícone alego digital

Exposição da artista Beka Dourado aborda questões sociais e a efemeridade da vida

29 de Abril de 2025 às 12:00
Crédito: Sérgio Rocha
Exposição da artista Beka Dourado aborda questões sociais e a efemeridade da vida
Abertura da exposição "Prelúdio de um Próximo: em Efêmera Poesia

Na manhã desta terça-feira, 29 de abril, o saguão do Palácio Maguito Vilela, sede da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), ganhou cores e versos com a abertura da mostra cultural “Prelúdio de um Próximo: em Efêmera Poesia”, da artista Beka Dourado.

A exposição marca a estreia da multifacetada artista autodidata nos espaços da Alego, apresentando uma fusão singular entre poesia e pintura, que convida à reflexão sobre a natureza transitória da arte e da própria vida.

Em suas obras, Beka Dourado explora o conceito do inacabado e da metamorfose, utilizando a intuição como guia para suas criações. A artista, que vive de sua poesia e se prepara para lançar seu terceiro livro, intitulado “Fragmento de um Próximo” – do qual esta exposição é um prelúdio –, expressa a efemeridade da existência por meio de suas pinceladas e palavras.

“Essa exposição é um fragmento da próxima”, explica Beka Dourado, justificando o nome da mostra: “Tudo é efêmero nesta vida. Então, a arte em si, as minhas expressões artísticas, eu as faço na intuição. A maioria é abstrata, mas em tudo que faço libero energia. Sou mulher de fé, faço poesia e danço enquanto pinto. Meu processo passa por isso.”

Além das questões internas e da arte abstrata, a mostra também aborda temas relevantes para a comunidade em que a artista reside atualmente. Beka Dourado, que também é enfermeira de formação e arteterapeuta, traz à tona a problemática do aumento do IPTU e a situação dos profissionais de saúde que enfrentam atrasos salariais e a ausência do décimo terceiro do ano anterior em Caldas Novas.

“Nessa exposição, além de questões internas e abstratas, também trouxe dois temas pertinentes que estão acontecendo onde moro atualmente. E, por ser enfermeira de formação, pós-graduada em emergência e agora em arteterapia, quis dar esse apoio dessa forma”, enfatizou a artista.

A experiência da exposição foi enriquecida por uma performance de Beka Dourado, que uniu dança e poesia, uma expressão artística que a acompanha há anos. Ela compartilha sua visão sobre o processo criativo, que define como um caminho de cura através da expressão. “Acredito que não é só do artista, é da pessoa em si, que passa por várias coisas. E, como a minha forma de achar a cura é expressando, o que o coração não fala o corpo grita”, ressalta Dourado.

A chefe de seção Adjunta de Atividades Culturais, Emiliana Pereira, apontou que a exposição reafirma o compromisso da Alego com a diversidade da arte. "Quando as pessoas chegam à Casa, elas se sentem acolhidas. Isso nos deixa muito felizes porque a intenção do Parlamento é fazer essa ponte entre cultura, política e a sociedade. Queremos trazer a sociedade para dentro através dessas atividades culturais e abrir este espaço, uma estrutura muito bonita, para, além de tudo, dar visibilidade a esses artistas independentes”, acrescenta. 

A mostra “Prelúdio de um Próximo: em Efêmera Poesia” convida o público a mergulhar no universo sensível de Beka Dourado, onde a fragilidade e a força da existência se encontram em cada traço e verso. É uma oportunidade de vivenciar a arte como um portal para a reflexão e a conexão com as questões do tempo e da realidade.

A mostra ficará disponível para visitantes no bloco A, até o próximo dia 16 de maio.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.