Iniciativa de Amauri Ribeiro que propõe controle populacional e manejo sustentável de javali-europeu recebe chancela final
Com o intuito de tratar o controle populacional e o manejo sustentável do javali-europeu em território goiano, o projeto de lei nº 8510/23, de autoria do Amauri Ribeiro (UB), foi validado, em definitivo, pelo Plenário, com 21 votos favoráveis e nenhum contrário, e segue agora para sanção ou veto do Executivo estadual.
De acordo com a iniciativa parlamentar, "fica autorizado o controle populacional e o manejo sustentável do javali-europeu em todas as suas formas, linhagens, raças e diferentes graus de cruzamento, vivendo em liberdade em Goiás”.
É especificado que se considera controle populacional e manejo sustentável do javali-europeu e de seus híbridos, para efeitos desta lei, a perseguição, o abate e a captura seguida de eliminação direta desses animais.
A proposta parlamentar prevê, também, que o controle populacional poderá ser realizado por meio de caça, armadilhas e/ou outros métodos aprovados pelo órgão ambiental competente.