Título de Capital da Produção Sucroalcooleira à cidade de Goianésia recebe segunda votação
Os deputados aprovaram, em segunda votação, o projeto de lei nº 23294/24, que concede à cidade de Goianésia, no Centro goiano, o título de Capital da Produção Sucroalcooleira, uma iniciativa do deputado Lineu Olimpio (MDB).
O objetivo do projeto é valorizar e reconhecer o relevante papel do município como polo produtor de álcool e açúcar, com significativa participação no desenvolvimento econômico no estado. Segundo Olimpio, a concessão do título baseia-se no protagonismo de Goianésia no cenário nacional, sendo um dos principais polos produtivos do setor no Centro-Oeste brasileiro.
O autor do projeto aponta dados da Associação dos Produtores de Bioenergia de Goiás (Goiabio) que mostram Goianésia como responsável por uma significativa parcela da produção de etanol e açúcar no Estado de Goiás, contribuindo de maneira decisiva para o agronegócio goiano e nacional.
O legislador defende que a implementação do projeto de lei "é uma medida que visa não apenas a valorizar o papel de Goianésia na produção sucroalcooleira, mas também incentivar a continuidade de investimentos privados no município, fortalecer a imagem da cidade como um polo de desenvolvimento econômico regional e, acima de tudo, reconhecer a importância do setor sucroalcooleiro para a sustentabilidade e economia do Estado de Goiás".