Lineu Olimpio sugere isenção de taxas para 2ª via a vítimas de furto ou roubo de documentos
Projeto de lei do deputado Lineu Olimpio (MDB), já em tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), busca isentar do pagamento de taxas a emissão da segunda via de documentos de identificação estaduais para vítimas de furto ou roubo.
A propositura (n. 19685/25), encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para destinação de relatoria, tem como objetivo aliviar o ônus financeiro e emocional imposto aos cidadãos que, além do trauma do crime, precisam arcar com os custos para reaver seus documentos. Para ter direito ao benefício, a vítima deverá apresentar um boletim de ocorrência que comprove o crime.
A justificativa para o projeto destaca que a perda de documentos por roubo ou furto representa uma dupla penalidade para o cidadão, que é vitimado pelo crime e, em seguida, precisa custear a reemissão de documentos essenciais. A proposta reconhece o princípio da dignidade da pessoa humana e a responsabilidade do Estado de proteger seus cidadãos em momentos de vulnerabilidade. Lineu Olimpio também explica que a proposição levou em conta as dificuldades de projetos anteriores, que foram barrados por questões como renúncia de receita e falta de mecanismos de controle.
Para garantir a viabilidade jurídica e fiscal do projeto, a propositura incorpora medidas de controle. Entre as salvaguardas, estão a previsão de fontes de custeio específicas, como o uso de fundos estaduais e parte de multas administrativas, a limitação da isenção a uma solicitação por documento a cada 12 meses e a obrigatoriedade de regulamentação pelo Poder Executivo para disciplinar os procedimentos. A medida busca conciliar o amparo à população com a responsabilidade fiscal, evitando impactos negativos no orçamento do Estado.