Ícone alego digital Ícone alego digital

Coronel Adailton requer a inclusão da Semana da Italianidade no Calendário Cívico e Cultural de Goiás

22 de Agosto de 2025 às 13:02

O deputado Coronel Adailton (Solidariedade) apresentou na Casa o projeto de lei nº 19689/25, para a inclusão, no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, da Semana Cultural da Italianidade, no município de Nova Veneza.

A iniciativa busca reconhecer oficialmente a contribuição da comunidade ítalo-descendente para a formação histórica e cultural goiana. O evento, realizado anualmente na segunda quinzena de agosto, é promovido pela Associação Cultural Italiana de Nova Veneza (ACINOVE-GO), em parceria com a Prefeitura e a Câmara Municipal.

A Semana da Italianidade, que chega à sua terceira edição em 2025, oferece uma programação diversificada, com oficinas gastronômicas, apresentações artísticas, concursos literários e atividades educativas voltadas ao resgate da memória dos imigrantes italianos. Além de valorizar a cultura, a festividade tem relevante impacto econômico e turístico, impulsionando o empreendedorismo local ligado à gastronomia e ao turismo cultural.

Na justificativa da matéria, o parlamentar enfatiza que a data já integra o calendário oficial do município, por meio da lei municipal nº 1248/2023. “Com a proposta apresentada, a celebração passaria a ter reconhecimento estadual”, disse.

Segundo o deputado Coronel Adailton, a elevação da Semana Cultural da Italianidade ao calendário de Goiás “é uma medida de justiça cultural e de valorização do patrimônio imaterial deixado pelos imigrantes italianos em nosso Estado”, apontou.

O projeto está em tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e foi distribuído para a relatoria do deputado José Machado (PSDB).

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.